segunda-feira, 25 de outubro de 2010

A volta de Lídia Brondi

Mal Vale Tudo re-estreou no Canal Viva e já começam os burburinhos em torno do nome de Lídia Brondi. A novela é líder de audiência no canal a cabo e a repercussão na internet está grande. Por diversas vezes, Vale Tudo foi trend topics do twitter, e foi assim que #brondi apareceu na lista. Mesmo tendo abandonado a carreira de atriz em 1991, após a participar da novela Meu Bem, Meu Mal, a atriz continua inspirando uma legião de fãs, existem várias comunidades no orkut com seu nome e até um blog muito bom, quem quiser conhecer mais veja o link. Era de se esperar, então, que a reexibição de uma de suas personagens mais marcantes virasse notícia.

Solange Drupat é uma jornalista inteligente, independente e bastante ativa. O símbolo da mulher moderna. Até quando resolve ter um filho de forma independente. É uma espécie de amiga de todos e uma voz do público contra Maria de Fátima e Odete Roitman. É com ela que muita coisa é descoberta. Apesar de não ser a protagonista de Vale Tudo, Solange é a personagem preferida de muitos, tendo um papel fundamental na trama. Aqui dois momentos marcantes da personagem:



Vale Tudo é especial para atriz também porque foi nela que conheceu e começou o namoro com Cássio Cabus Mendes, com quem é casada ainda hoje. O casal apesar de separado a maior parte da novela, era símbolo, tanto que foi escolhido para capa da trilha internacional da novela. Os dois ainda atuaram juntos nas duas novelas seguintes, últimas da atriz. Em Tieta, não formavam um casal, mas pertenciam ao mesmo núcleo. Em Meu Bem, Meu Mal, começam a trama brigando, mas logo se entendem. Uma das últimas aparições da atriz foi ao lado do marido no camarote da Brahma no carnaval.


Na época a imprensa falou em Síndrome de Pânico. Durante muitos anos, essa foi a única informação dada. É possível que ela tenha passado por isso, mas hoje nega. Diz apenas que cansou da profissão, não aguentou o clima de competição característico do meio. A atriz hoje é psicóloga, fez faculdade após a desistência da carreira, e diz não ter a menor intenção de voltar a atuar. Ainda assim, o SBT anunciou o interesse na atriz e segundo a coluna de Patrícia Kogut, ela ainda não deu resposta. Acho muito difícil ela seja positiva.

Para os fãs saudosos, o melhor mesmo é sintonizar ao meio dia ou na madrugada para conferir a bela Solange ao lado de seu amigo Sardinha enfrentando Maria de Fátima, Odete Roitman, o besta do Afonso ou mala do Mário Sérgio (que ainda não apareceu na reprise).

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Quem morreu ou quem matou?

Sílvio de Abreu até brincou com um quase suspense de "Quem morreu?" em sua trama de Passione, mas o mistério, além de não ter surtido tanto efeito, acabou voltando-se para a velha pergunta conhecida: Quem matou Saulo? Sinceramente, cansou. Depois de tantos mistérios e mortes em novelas que sempre acabam de forma pouco criativa no último capítulo, a fórmula parece desgastada. A exceção é mesmo Força de um Desejo, telenovela de 1999, onde a revelação do assassino do barão Henrique Sobral não apenas surpreendeu, como foi totalmente coerente. Ainda assim, o objetivo parece ter sido atingido. Passione segue com bons índices de audiência e o capítulo de segunda-feira bateu recordes. Agora o Brasil tem que esperar até o início de 2011 para saber quem matou Saulo, em uma telenovela já cheia de mistérios como o segredo de Gerson ou a paternidade de Fátima.

Após tantos boatos de quem morreria, Sílvio de Abreu quis surpreender imprensa e telespectadores gravando cinco mortes e deixando o mistério no capítulo de sábado para ser resolvido na segunda-feira. A intenção foi interessante, mas a resolução acabou esbarrando nos efeitos já conhecidos desse tipo de mistério em televisão. No capítulo de sábado, diversos personagens brigaram com Saulo. Muitos ameaçaram verbalmente dizendo que o mataria. Outros foram ameaçados pelo mesmo que os tinha em suas mãos e poderia prejudicá-los. Ou seja, todas as cenas apontavam para uma única vítima. Então, quando Mauro atende o telefone e ainda se atrapalha dizendo "ela morreu" e logo depois "ele morreu", ficou forçado. Todo mundo apostava suas fichas em Saulo.

No capítulo de segunda-feira, o suspense conseguiu se manter de forma interessante até o final do primeiro bloco, quando Maitê Proença e Kaiky Britto vêem a cena no motel. Um telespectador que não viu o capítulo de sábado, ficaria com dúvidas de quem seria o defunto. Seria interessante se ele conseguissem manter até um pouco mais o mistério. Mas, tudo foi revelado e vários personagens chegaram em casa mentindo onde estiveram e com ares suspeitos. Esse clima de todos podem ter culpa acaba atrapalhando a verossimilhança da trama e deixando a resolução do "Quem matou?" quase esdrúxula. É a tentativa de enganar imprensa e público.

Foi assim que a famosa Odete Roitman acabou sendo assassinada por engano pela pacata Leila em Vale Tudo. Assim também que assassinos óbvios como Laura em Celebridade ou Olavo em Paraíso Tropical foram revelados. Sílvio de Abreu, no entanto, parece lidar melhor com o mistério, vide A Próxima Vitma. Suas telenovelas sempre tem algo a ser revelado, mesmo em comédias pastelões como Guerra do Sexo, onde todos queriam saber o mistério do bigode preto. Fica, então, a expectativa para que os mistérios da trama sejam surpreendentes e coerentes como Gilberto Braga conseguiu fazer em Força de um Desejo, já que ninguém poderia imaginar Bárbara como assassina, mas a explicação fez todo o sentido, fluindo bem na trama. Eu já tenho meu suspeito ideal para morte de Saulo. E você?