segunda-feira, 2 de maio de 2011

Adeus robô de Morde e Assopra

A audiência de Morde e Assopra caia a cada capítulo. Robôs e Dinossauros não pareciam mesmo temas que combinassem com teledramaturgia. Aos poucos, os robôs de Ícaro, personagem de Mateus Solano foram dando adeus. Hoje, Flávia Alessandra deixou de ser uma andróide e como era previsto, não saiu de cena. Ao mesmo tempo em que a robô era atingida por um raio, a verdadeira esposa de Ícaro batia a sua porta com uma história difícil de ser engolida e um garoto a tira colo.

Naomi apareceu atropelando Nivaldo e fugindo do local do crime, mas antes ligou para delegacia para avisar sobre o acidente. Maria João, no entanto, já tinha avisado a todos que uma mulher de capa de chuva havia sido a responsável pelo acidente. Na casa de Ícaro tudo ainda está muito confuso. Ele não acredita que sua esposa estivesse esse tempo todo em coma e depois procurando por ele. Naomi tentou de todas as formas, mas uma dúvida pairava no ar. E ela ainda nem sabe que existia uma andróide com a sua aparência. Fico imaginando quando o personagem de Caio Blat ficar frente a frente com ela.

Mas, vamos ao tema do post. Será que o robô era mesmo o grande problema de Morde e Assopra? Ou a história que foi construída para ele é que não funcionou tão bem? Afinal, já tivemos seres tão estranhos em tantas novelas em sua história como lobisomens, vampiros, demônios, anjos, E.T.s e viajantes no tempo. Não assiti toda a novela para analisar com maiores detalhes, mas do pouco que vi, a Naomi verdadeira deu outra vida a novela. A cena de reencontro do casal foi interessante, densa, dava vontade de acompanhar. A repercussão na internet foi grande, com vários comentários no Twitter. Todos pareciam mesmo aliviados com o fim da robô da discórdia. Como se sua presença ou ausência fosse sinônimo de boa ou má dramaturgia. Isso me incomoda um pouco, pois acaba criando tabus que não ajudam em nada a criatividade das telenovelas.

Aliás, fico imaginando o que Walcyr Carrasco teve que fazer com sua sinopse já que a robô Naomi era a base de sua história. Tanto que ela está na abertura junto com o outro tema polêmico: os dinossauros. A idéia de triângulo amoroso com a robô acabou naufragando, mas o jardineiro Leandro, sem dúvidas, vai começar a interagir junto a verdadeira Naomi. Resta saber como será a relação dos dois. Mas, ao mesmo tempo que resolveu o problema do robô de maneira tão radical, será que mexerá também nos dinossauros? Porque se isso acontecer, vai ser uma mudança mais radical do que o que Janete Clair fez com Anastácia, a Mulher sem Destino, que um vulcão destruiu quase todos os personagens, recomeçando a novela quase do zero.


Novela é mesmo uma obra aberta, que a cada dia precisa se reinventar para agradar ao público. A televisão está perdendo sua audiência a cada dia e seu carro chefe sofre muito com a cobrança. Por isso, tanta mudança. A situação de Morde e Assopra estava tão complicada que nem encurtar a trama iria resolver. Só mesmo mexendo e muito no texto. De qualquer forma, em parte, outra novela começou hoje. Será que vão mudar a abertura também?

3 comentários:

Anônimo disse...

Walcyr, eu e meus filhos adoramos sua novela; em meio a tanta violência em que estamos vivendo nesses últimos dias, sonhar e poder ver robôs e dinossauros é muito bom. Não ligue para os mal amados. Que voltem os robôs!!!!!!!!!!Abraço!!!Sandra Simões

Anônimo disse...

Meu Deus se acabar essa novela eu morro tenho 11 anos sou menino adoro a novela esses tontos fdp mal amdos não tem tempo de assistir e fica com frescura no rabo isso é errado a novela é otima eu e minha mãe assiste todos os dias e se eu perco entro na internet pra ver o que aconteceu quem não gosta vai dormir mais cedo que ganha mais MEU NOME É LUIS OCTÁVIO

Anônimo disse...

Olá concordo com o comentário de cima e o outro tambem acho que esse povo tem mais que ficar quieto adoro a novela apesar de assistir pouco mais quando assisto adoro um beijo até mais