sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A seguir Cenas do Próximo Capítulo

Acaba de ser lançado mais um livro sobre teledramaturgia. Escrita por André Bernardo e Cíntia Lopes, A seguir cenas do próximo capítulo foi realizado através de entrevistas com dez grandes autores de telenovelas, que expuseram de uma forma franca o processo de criação, as dificuldades e curiosidades sobre o seu trabalho. Segundo Sílvio de Abreu, há no livro a tentativa de dismistificação da profissão, sempre vista como glamourosa. Uma boa oportunidade para quem estuda, gosta ou sonha em ser escritor de telenovelas.

Sobre o livro
(texto de divulgação da livraria Saraia onde ocorreu o lançamento):

"A telenovela brasileira é referência de qualidade em todo o mundo. Sucesso de crítica e de público, suas histórias marcam gerações e seus personagens ficam imortalizados nos bordões e nas interpretações dos grandes atores. Seduzidos pela mágica televisiva, nos esquecemos que o principal fator de sucesso de uma novela é a sua história. Uma trama bem montada – e bem contada – é sempre campeã de audiência."

"Especialistas quando o assunto é telenovela brasileira, os jornalistas André Bernardo e Cintia Lopes entrevistaram os 10 maiores autores da atualidade para saber como é o processo de criação dos enredos, a escolha dos temas, a construção dos heróis e dos vilões, a reescrita da trama para atender o público, relação com diretores e atores e outros segredos desta fascinante profissão: autor de novela."

"Em A Seguir, Cenas do Próximo Capítulo, com prefácio assinado por Tony Ramos, o leitor ainda tem a oportunidade de conhecer os roteiros originais de algumas das cenas mais marcantes da teledramaturgia. Entre elas: como a clássica "guerra" de torta na cara entre Fernanda Montenegro e Paulo Autran em Guerra dos Sexos; um arranca-rabo entre Maria de Fátima e Raquel em Vale Tudo, a cena final com o reencontro de Carolina e João Maciel na Confeitaria Colombo em O Casarão; escaleta e cena de Duas Caras; primeiro capítulo de Alma Gêmea, entre outros.A cada página você vai perceber que A Seguir, cenas do próximo capítulo não é apenas um livro de entrevistas; trata-se de um registro histórico da arte de se fazer telenovela no Brasil contada por seus verdadeiros protagonistas."

Nenhum comentário: