quinta-feira, 24 de junho de 2010

Túnel do Tempo: Roque Santeiro

A exatos 25 anos estreava finalmente na Rede Globo a telenovela Roque Santeiro. Falo finalmente, porque a obra inspirada na peça O berço do herói de Dias Gomes estava pronta para ir ao ar em 1975 quando a censura vetou a estreia. A Rede Globo teve que conseguir as pressas uma substituta que foi Pecado Capital de Janete Clair. Com a reabertura e o início do governo Sarney, eles tiravam os roteiros já escrito por Dias Gomes da gaveta e chamaram os atores originais. Dias Gomes já não estava escreveno novelas e coube a Aguinaldo Silva escrever boa parte da trama, em colaboração com de Marcílio Moraes e Joaquim Assis. Dias voltaria apenas para fechar a trama, em seu último mês.


Francisco Cuoco e Bete Farias também não aceitaram os papéis de Roque e Viúva Porcina dando a Zé Wilker o papel título e a Regina Duarte o que seria o seu melhor papel na televisão até hoje. Do trio original, apenas Lima Duarte permanceu como o lendário Sinhozinho Malta ("Tô certo ou tô errado). A novela tinha um elenco repleto de estrelas como Paulo Gracindo, Ary Fontoura, Armando Bógus, Lucinha Lins, Eloisa Mafalda, Cássia Kiss, Ísis de Oliveira, Lídia Brondi, Yoná Magalhães e Ruy Rezende . Além de ser a primeira novela de Patrícia Pillar, Maurício Mattar e Cláudia Raia.

Sucesso absoluto enquanto esteve no ar, a novela chegou a bater 100% de audiência no último capítulo, onde todos queriam saber com que A Viúva Porcina iria ficar. No Fantástico seguinte, a cena em que ela ia embora com Roque foi exibida saciando os fãs frustrados com o final a la Casa Blanca, sendo comemorado por Sinhozinho Malta.


A história se passava na fictícia Asa Branca, que vivia as custas de uma lenda local: O Santo Roque, que havia se colocado na frente de bandidos para salvar a igreja de um assalto. Toda a economia da cidade vivia em função disso, assim como a Viúva Porcina, na verdade amante de Sinhozinho Malta que criou essa farsa para levá-la para a cidade. O problema é que Roque não era santo, nem tinha morrido. Ele na verdade, tinha fugido com uma peça da igreja e retorna no primeiro capítulo sem ter idéia do que tinha acontecido.

A presença do verdadeiro Roque ameaça toda a cidade que começa um jogo de xadrez para tentar resolver a situação. Roque acaba se envolvendo com os habitantes locais de diversas maneiras, se apaixona pela viúva Porcina, que também se interessa por ela, quase deixa sua antiga noiva Mocinha louca e é considerado um visitante misterioso para maioria. Com muito humor e inteligência, Dias Gomes, Aguinaldo Silva e equipe criaram uma obra-prima da teledramaturgia nacional, reprisada duas vezes no Vale a pena ver de novo e que agora está sendo produzida como longa-metragem trazendo Antônio Fagundes no papel de sinhozinho Malta, Fernanda Torres como a Viúva Porcina e Lázaro Ramos no papel de Roque Santeiro. Não acho que terá o mesmo brilho, mas, não custa conferir.

2 comentários:

renatocinema disse...

A melhor de todas......Comprei original depois de algum tempo empurrado "genéricos". Essa é a novela especial que tenho no coração. Abs

Amanda Aouad disse...

Não é minha preferida, mas também adoro Roque Santeiro. Ainda não tive coragem de comprar, hehe, mas aluguei outro dia para relembrar.

abraços