quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Nova novela da Globo terá temática espírita

Já começam as primeiras divulgações da próxima novela das seis que irá substituir Cama de Gato. Escrita por Elizabeth Jhin, a mesma de Eterna Magia, a novela tem o nome provisório de "Além da Vida" e terá uma temática espírita. Para viver a mocinha da história, está sendo escalada a atriz Nathália Dill, ela será a ex-namorada de um rapaz recém-falecido que irá atormentar o pai, vivido por Humberto Martins, para que este não fique com seu antigo amor. Algo por aí, pelo que pude ler... Sabe-se ainda, que a autora e seus colaboradores estão lendo as obras de André Luiz para se inspirar na trama e que a colônia de Nosso Lar e o Umbral já estão sendo construídos.

Parece interessante, apesar das dificuldades que Jhin teve na escrita de Eterna Magia, tenho boas expectativas com essa novela. Ao contrário do que muitos dizem por aí, está será apenas a segunda novela espírita da Rede Globo. É bom não confundir Espiritismo, a doutrinha codificada por Allan Kardec com Espiritualismo, uma coisa quase inerente ao homem que existe desde que o mundo é mundo. Não que seja algo errado, importante, ou o que seja, é apenas para não incentivar a crendice. Não é porque se fala em reencarnação que é Espírita. A reencarnação é uma teoria que sempre existiu, foi negada pela reforma do Cristianismo no Concílio de Nicéia, mas diversos povos crêem nela, como a maioria das religiões Orientais. É também estudo da ciência, vários pesquisadores possuem teses e estudos que buscam comprovar sua veracidade. Então, Alma Gêmea, por exemplo, não é uma novela Espírita. Ela inclusive tem em sua trama várias coisas que vão de contra a doutrina, como o próprio conceito de alma gêmea ou a resolução de algumas tramas.

O Espiritismo é uma doutrina que foi codificada por Allan Kardec, codinome de Hippolyte Léon Denizard Rivail, após estudar os fenômenos das mesas girantes na França. Consultando diversos médiuns, ele foi fazendo perguntas aos espíritos e comparando as respostas, nasceu assim o Livro dos Espíritos, que junto a quatro outras obras formam a base da doutrina espírita. É bom dizer que o Espiritismo não tem em Allan Kardec seu mentor, mestre ou algo parecido, então, esse negócio de kardecista também não é visto com bons olhos. É uma doutrina cristã, o Cristo e seus ensinamentos são o guia de qualquer espírita.

A única novela espírita até hoje na Rede Globo foi A Viagem, escrita por Ivani Ribeiro, que era adeptada da doutrina. A novela, um remake de outra de mesmo nome exibida na Rede Tupi, teve a orientação de Chico Xavier e é inspirada no livro E a vida continua, obra de André Luiz, psicografada pelo médium. Mesmo com todos esses cuidados, houve coisas na trama de 1994 que não eram totalmente fiéis a doutrina, como o hospital espiritual que mais parecia uma colônia de férias ou a forma como Alexandre, o espírito obsessor incorporava. Ainda assim, foi uma excelente obra, com enorme sucesso, já reprisada duas vezes no Vale a Pena Ver de Novo. Vamos ver o que Elizabeth Jhin nos reserva.

Imagem de Rodval Matias.

Nenhum comentário: