sexta-feira, 1 de maio de 2009

Tieta do Agreste

Aproveitando a deixa do Master Class, vamos relembrar um pouco da novela Tieta, com Bety Faria no papel título. A novela foi exibida no horário das 20hs de 14 de agosto de 1989 a 31 de março de 1990, em 196 capítulos. Escrita por Aguinaldo Silva e dirigida por Paulo Ubiratan, a novela marcou época com seu jeito brejeiro e situações engraçadas.

Resumo da novela:


Baseada no livro homônimo de Jorge Amado, a novela trouxe um clima mais ameno para história da mulher que é expulsa de sua cidade natal embaixo de cajadadas e volta vinte anos depois para se vingar. Tieta, no entanto, acaba se envolvendo com a cidade, trazendo melhorias para mesma, desistindo da vingança e criando situações hilárias. No livro, Jorge Amado utiliza da mesma idéia da música de Geni de Chico Buarque, ou seja, não importa o que você faça para ajudar os outros, eles vão te julgar ao ver seus erros. Sendo assim, Tieta acaba expulsa novamente quando descobrem que em vez de viúva de milionário, ela é dona de bordel em São Paulo. Aguinaldo Silva mudou isso, não fazendo com que a cidade entendesse, mas que nunca soubesse da verdade.

Tieta foi expulsa pelo pai:


A outra grande diferença do livro, é que na novela o romance de Ricardo e Tieta ganha um ar mais romântico e menos sexual que tem no livro. Ricardo, interpretado muito bem por Cássio Gabus Mendes, é mais puro, ingênuo e apaixonado pela tia. Nunca chega a traí-la. A situação que serviu de desafio para o Master Class acaba fazendo o personagem se afastar e voltar meses depois totalmente mudado. Só aí, ele se envolve com Imaculada. No livro, Tieta flagra sobrinho e Imaculada na cama.

Tem também todos os outros núcleos, situações e personagens para dar conta de quase 200 capítulos. As participações especiais também foram bastante marcantes, como Jorge Dória como o pastor Hilário, ou Rogéria como Ninete. Destaque também para Lídia Brondi, que largou as novelas dois anos depois e fazia Leonora, a "enteada" de Tieta que se apaixona por Ascânio, vivido por Reginaldo Faria.

Participação de Jorge Dória:


Tudo isso, fez de Tieta uma das grandes novelas do horário nobre, com grandes índices do Ibope, e que deixou saudades. Foi reprisada no Vale a Pena Ver de Novo de 19 de setembro de 1994 e 7 de abril de 1995, às 14h20, em 145 capítulos.