segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Novela e internet

Seguindo a tendência de interagir com diversos meios de comunicação, a Globo têm se mostrado bastante aberta a arriscar novas mídias para envolver suas novelas em realidades paralelas. Ainda engatinhando, é verdade. Mas, a demonstração dá esperanças para que em breve vejamos ações como as HQs de Heroes ou os ARGs de Lost.

A primeira ação foi a tentativa frustada de Três Irmãs, com um blog dos gêmeos da Praia Azul que seguiam uma história paralela na internet tentando fazer campanha contra o hotel que queria ser construído na praia da novela, desalojando os pescadores. Talvez, pela má vontade do autor com a iniciativa, não teve muito gás. Antonio Calmon chegou a declarar que na trama dele ninguém metia a colher e que internet era outra coisa. A ação acabou e a Globo criou o Surfinia, um jogo on line com prêmios diversos.

A outra iniciativa foi bastante interessante. Segredo da China era um jogo paralelo à novela Negócio da China, onde os internautas tinham que passar quatro etapas concorrendo a uma visita ao Projac. Na terceira etapa, Theo (o personagem de Eike Duarte) mandava um pendrive para a casa dos jogadores que tinham que achar as coordenadas nas figuras dentro do objeto. Uma moça chamada Alice venceu e visitou a casa da Globo. Apesar de alguns erros, foi uma iniciativa interessante.

Agora é a vez da novela das oito, Caminho das Índias, o personagem Indra tem um blog e comenta sobre ele na trama (ao contrário dos gêmeos da novela das sete). Em total interação com o que acontece nos capítulos, o blog é atualizado como se fosse o personagem e as pessoas estão comentando e interagindo com essa realidade paralela. Resta saber onde tudo isso dará.

Nenhum comentário: