segunda-feira, 11 de maio de 2009

Túnel do Tempo - Força de um Desejo

Ontem a novela Força de um Desejo completou dez anos de estreia. A trama de Gilberto Braga conta a história da família Sobral, fazendeiros de café do século XIX, tendo como foco principal o romance entre Inácio Sobral e Ester Delamare, uma cortesã que se apaixona perdidamente pelo rapaz. Uma intriga promovida pela avó de Inácio, Idalina, acaba afastando o casal e Ester casa-se com o Barão Sobral, pai de seu amado.



O melodrama clássico está presente na trama, mas o texto inteligente do Giba conseguiu fazer a novela fluir como mel aos meus olhos. A novela me conquistou de imediato. Comprei um vídeo cassete só para acompanhá-la, já que passava as 18hs, horário em que estava no estágio. De 10 de maio de 1999 a 29 de janeiro de 2000, me dividi em fitas e mais fitas VHS para acompanhar a trajetória de amor e ódio dos personagens. E valeu a pena, está na minha lista de melhores novelas de todos os tempos.

Curiosamente, o Ibope foi desastroso. Talvez, o tema escravidão e café já estivesse saturado. Ou o nome assustasse os mais modernos, cansados de melodrama clássico. Para Gilberto Braga era também quase um rebaixamento. Após, passar para o horário nobre e ter tramas como Vale Tudo no imaginário popular, voltar ao horário das 18hs era triste. Principalmente, porque deveu-se ao fracasso da novela Pátria Minha. Mas, Força de Um Desejo não deve nada a nenhuma novela de grande porte.

A produção era impecável, o elenco de estrelas e a trama bem amarrada e bem construída. A morte do Barão Sobral foi o melhor suspense já criado na teledramaturgia brasileira. Não era apenas mais um "quem matou". Ao estilo de Agatha Cristie, Giba surpreendeu a todos com a revelação de que era na verdade um serial killer e que tudo, não apenas fazia todo o sentido, como já tinha indícios desde o início.

Normalmente, o "quem matou" em novelas é algum nome sem sentido, apenas para que a audiência e imprensa não descubra antes. Foi assim com Odete Roitman, outro suspense do autor. Afinal, revelar que Leila matou Odete achando que estava matando Maria de Fátima foi frustrante e ninguém jamais descobriria. Agora descobrir que Bárbara Higino matou Henrique Sobral, como eliminação de mais uma testemunha do seu crime original: matar a baronesa Helena Sobral por ciúmes do marido, foi perfeito. Ninguém esperava, mas fazia todo o sentido.



O casal Fábio Assunção e Malu Mader também já provou ter uma bela química, em minisséries, filmes e, principalmente, nessa novela, onde o amor dos dois contagiava o mais cético. São inúmeras as cenas emocionantes entre os dois. E o final não poderia ser outro, senão o feliz, após tanto sofrimento.



Surpreendentemente, Força voltou no Vale a Pena Ver de Novo, de 26/09/2005 a 10/02/2006. Mas, nem assim, a audiência fez jus ao seu valor. Resta aos fãs homenageá-la, sempre. Como a grande obra que é.

Plus: em minha andanças pela internet, já conversei com Gilberto Braga que, sempre muito simpático e generoso, me mandou os roteiros dos doze primeiros capítulos e a sinopse original da novela. Ele permitiu que eu divulgasse, segue o link para quem se interessar.

10 comentários:

Nobre disse...

mas bah, tchê, quase tive um infarto assim que me lembrei em dar uma visitada no teu blog e vi a disponibilidade de download desses roteiros do gilberto braga. que legal que ele autorizou! só tenho dele os roteiros de anos rebeldes. delicioso de ler e, mais ainda, de assistir os DVD's. abs e valeu amanda!!!

Amanda Aouad disse...

É, sim, Nobrezito. Ele é sempre muito simpático. Anos Rebeldes ele me passou na íntegra, por causa do meu trabalho na pós, devo falar da minissérie em breve e coloco aqui também. Segundo as palavras dele: "Claro que v. pode compartilhar nossos capítulos com quem quiser. Eu quero mais é que a turma trabalhe e crie." Gilberto Braga

Claraluz disse...

Sou apaixonada pela novela Força de um desejo, meu sonho de consumo era tê-la em um livro, para que eu pudesse ler e reler quantas vezes quisesse. É um romance delicioso! Obrigada por disponibilizar no seu blog, o roteiro de alguns capítulos, será que o Gilberto e a Rede Globo não pensam algum dia em realizar o meu sonho? Abraço,
Carmen Lucia

Amanda Aouad disse...

Oi, Carmen, também sou apaixonada pela novela, mas infelizmente acho que seu sonho não se realiza. Gilberto Braga não é muito afeito a romancear novelas, ele disse que achou o romance de Anos Rebeldes uma bobagem. Já publicar os roteiros como fizeram Aguinaldo Silva e Manoel Carlos, ele disse que também não tem o menor interesse, por isso me enviou os roteiros e autorizou a divulgação.
Abraços

Unknown disse...

Pelo que eu sei, a reprise de ''Força..'' não foi um fracasso, não... no início o ibope não era lá essas coisas por causa de concorrência, horário de verão e coisas assim, mas apesar de tudo, ainda se mantinha em 1º lugar, sempre liderando. Depois que o ibope começou a subir, a reprise chegou até a ter capítulos que conquistavam a mesma média de audiência que haviam conquistado qdo foram exibidos pela 1ª vez, em 1999. No final chegou até a 27 de média, um índice excelente p/ as tardes da Globo (eu me lembro na época q entrei num site q falava q surpreendentemente no final havia dado 27, eles não esperavam tanto...

FABIANO MARTINS disse...

FABIANO MARTINS:

MINHA AMIGA, FOI A MELHOR NOVELA DE ÉPOCA DA MINHA VIDA, ACREDITO QUE SE TIVESSE SIDO EXIBIDA ÀS 20H E TERRA NOSTRA NA ÉPOCA ÀS 18H TERIA SIDO UM SUCESSO MERECIDO, POIS TERRA NOSTRA ERA COM O PERDÃO DA PALAVRA: O MAIOR LIXO QUE A GLOBO JÁ FEZ. E FORÇA DE UM DESEJO FOI UM ESPLENDOR, SE ME PERMITE O TROCADILHO COM A TRAMA QUE FICOU EM SEU LUGAR. TAMBÉM UMA ÓTIMA TRAMA, MAS NÃO SE COMPARA COM A OBRA MAIS INTELIGENTE QUE JÁ TEVE NA HISTÓRIA DA TELEVISÃO BRASILEIRA.
FOI SEM DÚVIDAS, A NOVELA MAIS INTELIGENTE DA TELEVISÃO MUNDIAL, E AS PERSONAGENS MAIS RICAS DENTRO DO CONTEXTO. ENVIO O MEU E-MAIL PARA QUE SE POSSIVEL NOS COMUNIQUEMOS PARA FALAR MAIS SOBRE O GILBERTO BRAGA E SUAS OBRAS. GOSTARIA DE SABER SOBRE COMO CONSEGUIR A NOVELA FORÇA DE UM DESEJO INTEIRA SEM CORTES EM DVD. SERÁ QUE É POSSÍVEL? E SERÁ QUE É POSSÍVEL MANTER UM CONTATO COM O GILBERTO? MEU E-MAIL: fomix1977@globo.com

Anônimo disse...

eu queria esses roteiros, mas não tô conseguindo fazer o download.

Érika M disse...

Que bacana, fui muito fã dessa novela, incrível a química entre Malu e Fábio. Identifiquei-me: tb gravei fitas para poder acompanhar. Sempre achei que o ibope não foi generoso com ela, mas, afinal, quem sabe isso não indique justamente a sua qualidade?

jonatha disse...

Bela novola uma das melhores para mim.

Unknown disse...

gostaria muito de assistir o último capítulo dessa novela que foi única em minha vida