segunda-feira, 6 de julho de 2009

Crossover na Rede Globo

Caldeirão do Huck e MalhaçãoCom as novas mídias e formas de ver televisão mudando, a queda da audiência é algo inevitável, provavelmente a Globo nunca mais terá um fenômeno como o capítulo de Selva de Pedra que deu 100% de audiência. Mesmo assim, a Globo ainda tem a maior fatia do público, sendo líder em todos os horários. Acontece que isso tem sido pouco e recentemente podemos ver diversas propagandas enfatizando a qualidade dos produtos da Rede Globo. Tem um só para novelas, outros para programas de auditório e outro para o jornalismo.

Não achei as propagandas atuais, então, vai a do início do ano, que foi o começo disso tudo:


Seguindo a linha, a Rede aposta agora em um elemento muito utilizado pelas TVs americanas: O crossover. Ou seja, misturar dois programas, com o intuito de aumentar a audiência de ambos e gerar notícias espontâneas, como a desse blog. Tá bom, a Globo conseguiu, mas é que eu achei mesmo interessante.

Dentre os diversos quadros para ajudar desconhecidos, o programa de Luciano Huck tem o Olha a minha banda. O grupo se inscreve, é votado no site e uma banda vai participar do programa. Eles têm uma consultoria, dicas para melhorar, as vezes tem até uma metarmofose completa, como um caso de uma banda de rock que virou uma dupla sertaneja. Enfim, uma quadro de sucesso. Agora para a banda tocar no Caldeirão do Huck após a transformação, a fã número 1 da banda tem que pagar uma prenda no palco.

Quadribanda - MalhaçãoMalhação (que de malhação atualmente só tem o nome), tem uma banda fictícia: A Quadribanda. No capítulo de sexta-feira, Luciano Huck já apareceu na novelinha, fantasiado de maestro. Hoje a história continua com um problema: quem é a fã número 1 da Quadribanda? Norma Jean ou Yasmin? A história vai durar a semana inteira, e apenas na sexta-feira, eles chegam ao programa. Ou seja, tem muito pano para manga.

Quadribanda no Caldeirão do HuckUma forma inteligente de levantar a audiência da Malhação que não anda bem. Com histórias repetitivas (todo ano muda o casal, mas sempre tem uma vilã querendo separá-los), a novela não tem mais o fôlego de antes, mesmo assim, continua sendo uma escola e espaço para testes da Rede Globo. Fora que ainda tem uma legião de fãs, vide as reações em programas como Vídeo Game. Já Luciano Huck está em alta na Globo, conseguiu até levar o Rei Roberto Carlos para a edição do programa do dia 04 de julho. É um bom apresentador e seu carisma vem conquistando muitos fãs. Unir os dois, foi, então, realmente uma ótima idéia.

Nenhum comentário: