quarta-feira, 8 de julho de 2009

Túnel do Tempo: As Pupilas do Senhor Reitor

As Pupilas do Senhor ReitorNo dia 8 de julho de 1995 ia ao ar pelo SBT o último capítulo da novela As Pupilas do Senhor Reitor. Uma adaptação do romance de Júlio Dinis, que Lauro César Muniz havia feito em 1970 para Rede Record. O remake foi escrito por Ismael Fernandes e Bosco Brasil, sendo dirigido por Nilton Travesso, o mesmo que dividiu a direção com Dionísio Azevedo na primeira versão.

Foi a segunda novela de uma boa safra de tramas do SBT em uma de suas muitas tentativas de criar um núcleo de telenovelas. O primeiro foi Éramos Seis, um grande sucesso que teve Irene Ravache como a eterna dona Lola. Depois de As Pupilas, ainda vieram Sangue do Meu Sangue e Os Ossos do Barão, primeiro papel de protagonista de Ana Paula Arósio. Depois, o SBT desceu a ladeira e voltou a exibir tramas mexicanas. Talvez agora com Íris Abravanel e os textos das novelas de rádio de Janete Clair, uma Era mais duradoura se instale. Torço pela diversificação.



Luciana Braga Juca de Oliveira Débora BlochVoltando às Pupilas, a trama conta a história de Guida e Clara, duas irmãs (meia-irmãs) orfãos que são criadas pelo reitor da aldeia de Póvoa do Varzim, região do Minho em Portugal. Pedro, um homem simples que trabalha no campo como seu pai, o Sr. José Das Dornas, dono da fazenda mais importante da aldeia, é noivo da ambiciosa Clara. Guida, por sua vez, é a prometida de Daniel, que voltou à aldeia graduado como médico, destituindo o posto do Dr. João Semana. Mas o rapaz não se lembra de Guida, nem da promessa de casamento feita anos antes à jovem, assim como não se acostuma com a vida humilde da pequena aldeia. O Reitor se inspirará na natureza para proteger e cuidar de suas flores (Guida e Clara), utilizando sua sabedoria para controlar as incríveis confusões que surgirão.

Com atores reconhecidamente "globais" como Debora Bloch, Eduardo Moscovis, Luciana Braga e Tuta Andrada, além, claro de Juca de Oliveira como o Senhor Reitor, a novela foi um sucesso. Destaque também para Cláudio Fontana, o Manoel, garoto pobre, carteiro da vila, que tem participação importante na trama e estava muito bem no papel.

A narrativa era gostosa de ver, com cenas bucólicas e um clima ingênuo de época. Tinha cenas engraçadas também. Principalmente com Manoel e as três beatas fofoqueiras interpretadas por Ana Lúcia Torre, Cláudia Mello e Míriam Mehler. Enfim, uma bela novela que merece ser relembrada.

Aqui os momentos finais da novela para recordar.

Nenhum comentário: