sábado, 4 de julho de 2009

Quem matou Odete Roitman?

Vale Tudo - Odete RoitmanDez anos depois de Janete Clair parar o país com a pergunta: Quem matou Salomão Ayala? Gilberto Braga, seu pupilo, repetiu a dose com proporções muitos maiores. No dia 06 de janeiro de 1989 o país parou para descobrir quem matou Odete Roitman, a toda poderosa da TCA. Foram feitas apostas, discussões em todos os lugares e até um concurso dos Caldo Kinor.



A prova de que o mistério consumiu o país, foi que doze anos depois, nos cinquenta anos da televisão, a Rede Globo fez uma brincadeira com a eterna vilã e Alma, a poderosa da época na novela Laços de Família. A frase final de Odete nesse inusitada cena resume tudo: Os grande mitos nunca morrem.



Vale Tudo - Leila - Quem matou odete roitmanO mito de Odete Roitman é tanto que existem treze comunidades no orkut sobre a vilã, inclusive a inusitada "Odete Roitman te despresa". Levando em consideração que o site de relacionamento tem apenas nove anos, enquanto a vilã tem vinte, é um fenômeno. Um texto publicado no site Resenhando define bem a trajetória da grande vilã. E comprovando a tese de que Odete e Flora (de A Favorita) entraram para história, encontrei essa brincadeira no youtube.



Vale Tudo foi uma novela única, com duas grandes vilãs, grandes personagens e um retrato muito bem feito do país. Reuniu dois dos maiores autores de telenovelas de todos os tempos: Gilberto Braga e Aguinaldo Silva. E é lembrada até hoje como uma das melhores novelas já vistas. Não é por acaso, que ainda se fala tanto de Odete. A vilã, magistralmente interpretada por Beatriz Segall, contra a vontade da atriz, será sempre eterna.

2 comentários:

Daniel Pepe disse...

Legal a postagem, já tinha visto esse encontro da Odete com a Alma, mas não sabia que era uma surpresa para um fã. Ah, o caldo da promoção era Maggi!

Amanda Aouad disse...

Verdade, Daniel, era o Caldo Maggi, o caldo nobre da galinha azul, hehehe. Lembro agora da galinha participando da propaganda. Aliás, se alguém tiver, eu adoraria rever.

bjs

P.S. E visite mais o blog.