segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Brasil no Emmy Internacional

Glória Perez comemorou em seu blog, outros artistas foram ouvidos pela Ego, o fato é que a Rede Globo conseguiu indicar cinco atrações para a premiação que ocorre dia 23 de novembro em Nova York. Não é a primeira vez que o Brasil participa, Paraíso Tropical concorreu no ano passado, mas acabou derrotado. Ser reconhecido em um prêmio desse porte é bom para emissora, mas até que ponto influi em algo para os telespectadores?

Em tempos de comemoração de Olimpíadas, o país está com o ego inflado, mas ter um Emmy ou um Oscar não é mesmo sinal de qualidade. A Rede Globo há muito tempo não tem o mesmo brilho de antes, suas tramas se arrastam, sem grandes empolgações, vide a novela das oito, Viver a Vida. É ainda uma grande influência, claro. Mesmo reclamando, muita gente assiste. Mas, provavelmente não conseguirá parar o país como em 88 para discutir o assassinato de Odete Roitman, ou em 84, quando o último capítulo de Roque Santeiro deu 100% de audiência, o mesmo que ocorreu em Selva de Pedra, no capítulo em que Simone era desmascarada.

A concorrência cresceu, a Globo se encolheu e desde meados de 90 vem colocando na tela mais do mesmo. Poucas são as tramas que se destacam e quase nenhuma traz alguma inovação ao gênero. No tempo em que os telespectadores estão cada vez mais consumindo séries americanas via internet, não é de se estranhar que poucos tenham paciência de esperar na frente da televisão para ver cada capítulo que traz sempre uma sensação de dèja vú. Ainda assim, é um entretenimento fácil.

Hoje mais uma estreia movimenta a emissora: Cama de Gato, da estreante Telma Guedes. Vamos torcer que traga novo gás ao horário, após mais um remake de sucesso, porém, repetitivo, de Benedito Ruy Barbosa.

Os indicados ao Emmy Internacional:
Caminho das Índias - Novelas
Maysa - Minisséries
Ó Paí Ó - Humor
Natal do Pequeno Imperador - Infantil
Mamonas Assassinas de "Por Toda Minha Vida" - Artes

Nenhum comentário: