sábado, 21 de novembro de 2009

Explode Coração Inocentada de plágio

Desde que li a matéria sobre o resultado do julgamento de Explode Coração quis falar sobre o fato, mas acabei deixando passar e depois tive problemas no computador (que ainda não se resolveram completamente). Mas, acho importante ressaltar, pois não é a primeira vez que isso acontece. Não sei se algum autor renomado se daria ao trabalho de plagiar o que quer que seja. Afinal, eles têm a Globo dando suporte, poderiam comprar os direitos e fazer uma livre adaptação, por exemplo. Além disso, as idéias estão no ar, é muito difícil definir o que é ou não um plágio.

No caso de Explode Coração, a justiça sentenciou: "não há provas de plágio. Afinal, histórias de amores proibidos entre membros de culturas diferentes são uma situação comum que não exigem muita criatividade." Alma Gêmea, atualmente no Vale a Pena Ver de Novo, também sofreu acusação de plágio e Walcyr Carrasco foi inocentado, por ser apenas mais uma história de reencarnação. Aguinaldo Silva também já havia ido parar no tribunal, com a acusação de plagiar um livro sobre duplos (sua história na novela O Outro).

O fato é que uma questão de plágio é muito difícil de provar, se o texto não estiver na íntegra, por exemplo, o registro da Biblioteca Central nem é válido. As pessoas jogam na tentativa de lucrar facilmente, o que é uma pena, pois atos assim fizeram com que a Rede Globo fechasse a Casa de Criação Janete Clair e parasse de ler textos de desconhecidos. Isso gera um processo frustante para os aspirantes a autores, afinal, se não é possível ler, como demonstrar o talento para uma possível oportunidade na emissora? A crise de novos autores passa também por esse processo. Há um medo de assimilar qualquer idéia que possa vir a ser chamada de plágio.

Defender seus direitos e idéias é mais do que válido. Porém, as pessoas têm que ter certeza e provas de algo ao acusar.

Nenhum comentário: