terça-feira, 10 de novembro de 2009

Maneco e o atraso de Viver a Vida

Os roteiros de Manoel Carlos estão atrasando mais uma vez e os atores estão ficando irritados com isso. Segundo a Folha de São Paulo, o autor se defende: "Eu não atraso, eu escrevo com pouca frente, o que pode ser interpretado como a mesma coisa. Sempre foi assim, em todas as minhas novelas", diz Maneco. "Mas... quem entra nas minhas novelas já sabe que será assim. O Tony [Ramos] fez 5, o Zé Mayer fez 6, a Regina [Duarte] fez 4 - e eles nunca reclamaram. Mas reconheço que fiquei mais vagaroso, já que estou caminhando para os 77 anos, o que não é brincadeira"

A intenção de Manoel Carlos, já que escreve sobre o drama cotidiano, é se manter o mais atual possível. É comum suas novelas comentarem o que foi notícia na semana, citar uma data importante ou mesmo uma nova moda no país. Não é o costume da Rede, que quer sempre 15 capítulos de frente, mas já sabendo que o autor é assim, porque criar tanta polêmica?

Não gosto desse estilo tão cotidiano do autor, prefiro novelas com mais acontecimentos, com a ação conduzindo a dramaturgia, a exemplo de Gilberto Braga ou Silvio de Abreu, ainda assim não deixo de compreender as escolhas que condizem com esse retrato do dia a que que ele sempre quis passar. Não é por falta de ajuda, já que a novela conta com cinco colaboradores (Ângela Chaves, Cláudia Lage, Daisy Chaves, Juliana Peres e Maria Carolina), então, não adianta ameaçar, oferecer novos colaboradores, nem dar ultimatos. Comparar com o caso ocorrido em 2003 com Esperança também faz parte do sensacionalismo da imprensa. Afinal, Benedito Ruy Barbosa estava com problemas sérios de saúde (não apenas de uma operação de catarata como Manoel Carlos), além disso, ele escrevia a novela sozinho, no mesmo estilo de Glória Perez, que conseguiu finalizar Caminho das Índias, mesmo com o câncer.

A questão que rege é mesmo a audiência, que não anda muito boa. Talvez com o acidente de Luciana e a virada na trama, isso melhore um pouco e Maneco possa voltar a escrever no seu ritmo de sempre, sem problemas. Apesar de não estar acompanhando muito a novela e ter achado o acidente e a "culpa" de Helena muito melodramática, torço para que tudo se resolva.

Nenhum comentário: