terça-feira, 24 de novembro de 2009

Caminho das Índias leva o Emmy

Pela primeira vez uma telenovela brasileira vence o Emmy, "Caminho das Índias" disputou com dois folhetins das Filipinas e uma da França a estatueta que representa a mais importante premiação no mercado de televisão. Você pode não gostar de novelas ou ter reclamado de tanto "are baba", mas não pode deixar esse feito passar em branco. Foi um grande feito. Parte da equipe foi a NY para receber o prêmio.

Glória Perez é uma autora tradicional, gosta de grande melodramas, onde romance e drama se misturam entretendo o público. Há sempre em suas novelas o famoso mershandising social. Em Caminho das Índias, além da cultura indiana, a autora explorou bastante o problema da esquisofrenia e a diferença da psicopatia. Para isso fez bastante pesquisa, inclusive com a Associação Brasileira de Psiquiatria. Tanto o drama de Tarso, vivido por Bruno Gagliasso, quanto a vilania de Ivone interpretada por Letícia Sabatela foram bem construídas, conquistando o público.

Aliás, apesar do romance de Raj e Maya terem chamado a minha atenção, eu gostava mesmo era da trama dos Cadore. Bem construída, a trama lembrava grandes dramas familiares das telenovelas de Janete Clair, com direito a troca de identidade, vilã fria, irmão contra irmão e socialite deslumbrada. No geral, achei uma boa novela, mas inconstante, não é nem mesmo a melhor da autora, como já tinha falado no balanço ao final da novela.

Com direção geral de Marcos Schechtman, que manteve a parceria com a autora desde América, a novela foi exibida no Brasil de 19 de janeiro a 14 de setembro de 2009, com média de audiência 41 pontos. Quem quiser relembrar a novela com fotos, o Portal MSN fez um especial para ela.

Já tinha declarado aqui minha admiração pela força de Glória Perez. O fato de ter enfrentado uma doença no meio do processo da novela também é admirável. Por tudo isso, fico feliz com a premiação. Que muitas outras novelas brasileiras possam brilhar da mesma forma.

Nenhum comentário: