sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Dias de Glória

Glória PerezA menos de um mês para o final da novela Caminho das Índias, Glória Perez pode se dizer uma vitoriosa. Conseguiu manter um bom índice de audiência em sua novela, criou mais uma mania nacional (todo mundo fala are baba ou canta "você não vale nada mas eu gosto de você") e conseguiu superar um câncer (linfoma, o mesmo da ministra Dilma). O que me impressiona nessa mulher é a força que ela tira não sei de onde. Além, claro, da proeza de escrever sozinha uma novela do horário nobre da Rede Globo.

Com uma vida marcada por tragédias, Glória Perez foi destaque da revista Trip desse mês. Vejam aqui a reportagem e entrevista, indicada pela minha amiga Juliana Brito. Ela perdeu dois filhos de maneira trágica, teve a responsabilidade logo no início de carreira de terminar uma novela de Janete Clair (que morrera de câncer antes de finalizá-la), superou a própria doença e ainda tem que lutar contra críticas maldosas e ataques na internet. É de se admirar.

Glória Perez fez Carmem na Manchete, um sucesso da extinta emissora, mas foi na Globo que escreveu suas melhores novelas. Posso parecer saudosista, e os fãs podem querer me condenar, mas ainda acho Barriga de Aluguel sua melhor obra. Claro que O Clone tem um belo texto, um desdobramento fascinante, um belo casal, mas a trama de Clara e Ana me senzibilizou de tal maneira que não consigo preterí-la a qualquer outra.

Das minisséries, fico com Hilda Furacão. Trama baseada na obra de Roberto Drummond, o primeiro papel de Ana Paula Arósio na Globo é fascinante, sendo uma das melhores minisséries que a Globo já exibiu.

Caminho das ìndiasDepois de falar de diversos avanços da ciência e abordar culturas diferente, Glória Perez resolveu falar da Índia. Em seu blog existem diversas curiosidades e dicas sobre o assunto, para quem quiser se aprofundar mais. Caminho das Índias, aborda também a questão da loucura, procurando diferenciá-la muito bem da psicopatia. Tarso (o esquizofrênico) e Ivone (a psicopata) são completamente diferentes. Enquanto um sofre com o distúrbio recém adquirido e sonha com a cura, a outra não demonstra a menor emoção, mesmo em situações difíceis. O psiquiatra vivido por Stênio Garcia faz questão de explicar todas as diferenças entre as duas doenças, sendo didático em excesso por vezes.

O fato é que Glória Perez possui um estilo próprio, carregado de melodrama clássico (herdado de sua mestra Janete Clair) que gera muitas críticas negativas. Há também a implicância quanto a língua falada em suas novelas "estrangeiras" e a rapidez com que os personagens cruzam distâncias imensas. Essas pessoas se esquecem do pacto ficcional e ficam apenas procurando defeitos nas obras alheias. Já pensou se cada filme ou novela fosse totalmente realista em questão de tempo e espaço? Melhor fazer um documentário.



Enquanto isso, os telespectadores mais normóticos vão torcendo para que Maya seja perdoada por Raj, que Tarso se cure e que Ivone sofra bastante antes do final dia 11 de setembro (que data foi cair, heim?).

Um comentário:

Anônimo disse...

One of her most popular products are her organic vegetable seedlings, especially the tomatoes, which are cool-weather varieties that do well on California's foggy Central Coast. Native plants or at least plants adapted to similar conditions as your region will have a better chance of growing and thriving. In some cases, the quantity of materials for making compost in the amounts desired (an annual layer 2 inches deep across the garden) cannot be obtained.

Check out my site: contumelious