quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Melhores novelas de todos os tempos (?)

Em homenagem ao dia da televisão (11/08) o site na Poltrona publicou um texto com o que chamaram de as dez melhores novelas brasileiras de todos os tempos a lista surgiu de uma votação no blog, mas me causou um certo incômodo com a memória do público brasileiro, já que tirando Que Rei Sou Eu e Vale Tudo(que são de 1989 e 88) todas as novelas da lista são de depois de 90.

Resolvi, então, fazer uma lista com as minha preferidas. Para justificar melhor minha escolha, tive que ficar apenas com as que vi do começo ao fim. Chego a me sentir injusta em não colocar clássicos como Beto Rockfeller e Selva de Pedra(que só li ou vi cenas de arquivo) ou Irmãos Coragem e Dancin´Days (que vi apenas o compacto reprisado na Globo). Ficaram de fora também, boas novelas como Fera Radical, Top Model e Kubanacan, afinal tinha que escolher apenas 10.

Sei que gosto não se discute, mas procurem ver meus argumentos e façam as suas listas também, verão que não é nada fácil.

10 - Essas Mulheres
Coloquei a novela de Marcílio Moraes por ter sido a primeira grande novela da nova fase da Record, talvez a melhor até hoje. Um belo texto, um bom elenco, cenas memoráveis. Conseguiu tirar muita gente da Globo e deu substância para Rede investir em novelas.

9 - Renascer
Primeira novela de Benedito Ruy Barbosa na Globo, após a revolução feita com Pantanal. A primeira fase de Renascer é uma verdadeira obra de arte, Luis Fernando Carvalho se aprimorou na direção e conseguiu chamar a atenção de forma muito positiva. Como dizia o vilão vivido por José Wilker: "É justo, muito justo, é justíssimo".

8 - Roque Santeiro
Até hoje me lembro do último capítulo de Roque Santeiro, o condomínio onde morava parecia uma cidade deserta, todos estavam de olho grudado na tela, querendo saber quem iria ficar com a Viúva Porcina. Dias Gomes foi censurado em 1975, mas seu texto conseguiu sobreviver e marcar a teledramaturgia brasileira em 1985. Vale lembrar que Aguinaldo Silva levou boa parte da novela. Destaque principalmente para Regina Duarte em seu melhor papel na televisão.

7 - Pantanal
Em 1990, Benedito Ruy Barbosa estreou na Rede Manchete uma novela completamente diferente de tudo que existia. Ambientada no meio do Pantanal Matogrossense a saga dos Leôncio tinha uma linguagem lenta, contemplativa, cheia de casos do dia-a-dia e muito banho de rio. Uma trama tão bem sucedida que dezoito anos depois, o SBT conseguiu voltar ao segundo lugar de audiência, com a reprise da novela.

6 - Vale Tudo
Juntar Gilberto Braga e Aguinaldo Silva com a ajuda de Leonor Bassères só poderia dar em uma das tramas mais marcantes e comentadas de todos os tempos. Vale Tudo consegue ser até hoje lembrada, principalmente por seus vilões. A "banana" dada por Marco Aurélio no final da novela ficou na memória de todos como um retrato da corrupção do país. A pergunta "Quem matou Odete Roitman?" tem eco até hoje no imaginário popular. E a disputa entre mãe e filha de Raquel e Maria de Fátima ainda é tema de muitas conversas. Sem dúvidas, um clássico.

5 - Tieta
Baseado no livro de Jorge Amado, essa novela tem um tom brejeiro que encanta ainda hoje. A novela trouxe um clima mais ameno para história da mulher que é expulsa de sua cidade natal embaixo de cajadadas e volta vinte anos depois para se vingar. Tieta, no entanto, acaba se envolvendo com a cidade, trazendo melhorias para mesma, desistindo da vingança e criando situações hilárias. Sem dúvidas, a obra prima de Aguinaldo Silva na televisão.

4 - Que Rei Sou Eu?
Uma sátira ao Brasil e ao período de transição da ditadura militar para democracia, o texto de Cassiano Cabus Mendes é uma pérola que merece ser lembrada e estudada. Cassiano buscou inspiração em obras como Os três mosqueteiros e O homem da máscara de ferro, ambas de Alexandre Dumas, para escrever a primeira trama de capa e espada na nossa dramaturgia. A história se passava em 1786, as vésperas da Revolução Francesa que acabou com o absolutismo na França e inspirou movimentos libertários em todo o mundo. O país era a fictícia Avilan, onde o Rei Petrus II falecia deixando em testamento a existência de um príncipe bastardo. O rapaz era o rebelde Jean Pierre interpretado por Edson Celulari, mas o Bruxo Ravengar inventa um falso príncipe, pegando o mendigo Pichot (Tato Gabus Mendes) para treinar como seu discípulo e futuro rei. A aventura de capa e espada conquistou a todos e é até hoje a novela mais pedida no Vale A Pena Ver de Novo.

3 - Guerra dos Sexos
Em 1983, Sílvio de Abreu surpreendeu a todos com uma trama pastelão. Com um humor escrachado, contava a história de uma aposta maluca entre dois primos que se odiavam: Charlô e Otávio, vividos por Fernanda Montenegro e Paulo Autran. Sempre lembrada pela já mítica cena de guerra de comida no café-da-manhã entre os dois primos, Guerra dos Sexos era muito mais do que isso. Era pautada na irreverência, no humor inteligente, nas disputas entre homens e mulheres. E claro, no romance, representado pelo casal Nando e Juliana. Com um dos maiores elencos já vistos na televisão, a novela foi sucesso absoluto criando um novo tom para o horário das 19hs na emissora.

2 - Força de Um Desejo
O nome parece de novela mexicana, o Ibope foi bastante modesto, mas o texto de Gilberto Braga e Alcídes Nogueira foi um verdadeiro primor e unanimidade em todos que assistiram com atenção. Conta a história da família Sobral, fazendeiros de café do século XIX, tendo como foco principal o romance entre Inácio Sobral e Ester Delamare, uma cortesã que se apaixona perdidamente pelo rapaz. Uma intriga promovida pela avó de Inácio, Idalina, acaba afastando o casal e Ester casa-se com o Barão Sobral, pai de seu amado. O romance proibido de Ester e Inácio contagiou. A produção era impecável, o elenco de estrelas e a trama bem amarrada e bem construída. A morte do Barão Sobral foi o melhor suspense já criado na teledramaturgia brasileira. Não era apenas mais um "quem matou". Ao estilo de Agatha Cristie, Giba surpreendeu a todos com a revelação de que era na verdade um serial killer e que tudo, não apenas fazia todo o sentido, como já tinha indícios desde o início.

1 - A Viagem
Se tem um autor injustiçado na Rede Globo foi Ivani Ribeiro, com um texto inteligente e clássicos memoráveis, a autora só conseguiu emplacar uma novela inédita na emissora. Sorte minha que pude conhecer através dos remakes feitos por ela própria (A Gata Comeu, Mulheres de Areia, Hipertensão, O Sexo dos Anjos) e, principalmente, esta que é para mim a melhor novela de todos os tempos. A Viagem consegue ser uma trama envolvente, curiosa, diferente de tudo que já foi visto e com uma linda mensagem. O que mais admiro no texto de Ivani Ribeiro é a capacidade que ela tem de emocionar sem ser piegas. Seus casais sempre começam brigando e aos poucos vão se descobrindo apaixonados, não tem tanto vai e vem sem nexo. Enfim, sou fã incondicional dessa mulher que nos deixou logo após terminar este clássico da teledramaturgia.


Sou suspeita, mas quer melhor final de novela que esse?

4 comentários:

Daniel Pepe disse...

É difícil mesmo parar e fazer uma lista! São vários critérios envolvidos para não ficar só no subjetivo.

Amanda, só uma correção, Pantanal fez 18 anos ano passado e não 28. ;)

Amanda Aouad disse...

Claro, já que ele é de 90, errei na matemática, sorry, hehe. Já estou corrigindo.

Edson Cazarim disse...

A melhor novela de todos os tempos é Roque Santeiro.

Maria Emma Serrano disse...

e quatro por quatro?? Amei essa novela!