quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dina Sfat - Palmas para que te quero

Dina SfatDe 17/7 a 16/9, o Centro da Cultura Judaica apresenta a Exposição Dina Sfat: Retratos da Atriz. Por meio de fotografias, figurinos e entrevistas, serão revisitadas as personagens vividas por Dina Sfat ao longo de seus 27 anos de carreira. A exposição tem curadoria de Antônio Gilberto, diretor e produtor teatral que conviveu com Dina Sfat.

Uma excelente homenagem a esta grande atriz. Forte, decidida, encantadora, Dina começou a carreira nos palcos em 1962, tendo participado ativamente do teatro de Arena. Trabalhou ainda no cinema, onde fez clássicos como Macunaíma e na televisão, sempre com grandes personagens a exemplo de Amanda de O Astro ou Fernanda de Selva de Pedra.

Como artista, participou ativamente de manifestações culturais e políticas, principalmente na época da ditadura militar. Foi casada com Paulo José, com quem teve três filhas, dentre elas a também atriz Bel Kutner. Uma curiosidade, o nome Sfat é em homenagem a terra natal de sua avó, seu sobrenome é Kutner de Souza.

Dina Sfat_Macunaina
Descobriu o câncer no seio, em 1986, mas não deixou de trabalhar, mesmo em tratamento. Já com a doença, viajou para a União Soviética e participou de um documentário sobre o país e os primeiros passos da Perestroika; escreveu um livro, publicado em 1988 (Palmas pra que te quero), junto com a jornalista Mara Caballero e fez a novela "Bebê a Bordo", seu último trabalho na TV. Fez ainda o filme "O Judeu" que só estreou em circuito após a sua morte.



Dina Sfat morreu em 20 de março de 1989, aos 50 anos de idade deixando muitos fãs saudosos que agora podem relembrar um pouco de sua carreira.

Serviço
Data: de 17/7 a 16/9
Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 21h
Sábados e feriados, das 14h às 19h
Domingos: das 11h às 19h
Local: Galeria do CCJ

Entrada Franca - Aberto ao público

Nenhum comentário: