terça-feira, 17 de março de 2009

Eloísa Mafalda


O drama da velhice passa despercebido para a maioria das pessoas, porém quando se é uma pessoa pública, há sempre uma visibilidade maior. Está circulando pela internet agora o drama de Eloísa Mafalda. A atriz de 85 anos, está com problemas sérios de memória, não lembra de detalhes de sua vida, nem mesmo que fez a personagem Mariana na primeira versão de Paraíso (hoje interpretada por Cássia Kiss). “Só é possível conversar com ela amenidades. A memória dela está afetada”, diz a filha, Mirian, que mora com Eloísa numa casa na serra de Petrópolis. Recentemente, a atriz sofreu uma queda onde querou o fêmur e terá que ficar seis meses de repouso.

Uma atriz como Heloísa Mafalda não merece ser assunto desta maneira. A gente deve falar e lembrar dos grandes personagens que ela nos presenteou durante sua carreira vitoriosa. Ela foi Dona Nenê, na primeira versão de A Grande Familia, nos anos 70, ao lado de Jorge Dória, que fazia o Sr. Lineu. Destacou-se em diversas novelas da Globo como a Maria Machadão em Gabriela (1975) e a Consolação de O Astro (1977). Seu maior sucesso, sem dúvidas, foi a Dona Pombinha, em Roque Santeiro (1985).


A esposa do prefeito Florindo Abelha (Ary Fontora), mãe da Mocinha(Lucinha Lins) e beata fervorosa, marcou nossa memória. Heloísa tinha a capacidade de passar a seus personagens uma força imensa. É assim, que devemos lembrar de Heloísa, brigando com o padre Hipólito pela organização da sala dos ex-votos. Não como uma senhora doente e afastada das telas.

Trabalhos na TV

* 2003 - O Beijo do Vampiro - Dona Carmem
* 2001 - Porto dos Milagres - Celeste (participação especial)
* 2001 - O Clone - vizinha de Jade (participação especial)
* 2000 - Aquarela do Brasil - Margarida
* 1998 - Meu Bem Querer - Delfina
* 1998 - Labirinto - Sarita
* 1997 - Por Amor - Leonor
* 1996 - Quem É Você? - Kitty
* 1994 - A Madona de Cedro - Efigênia
* 1993 - Mulheres de Areia - Manuela
* 1992 - Pedra Sobre Pedra - Gioconda
* 1990 - Araponga - Zuleide
* 1990 - A, E, I, O... Urca - Damásia
* 1990 - Delegacia de Mulheres - Celeste
* 1989 - O Sexo dos Anjos - Francisquinha
* 1987 - Hipertensão - Gioconda
* 1985 - Roque Santeiro - Dona Pombinha
* 1984 - Corpo a Corpo - Guiomar
* 1983 - Champagne - Adélia
* 1983 - Caso Verdade
* 1982 - Paraíso - Dona Mariana
* 1981 - Brilhante - Edite
* 1980 - Plumas e Paetês - Zeni
* 1980 - Água Viva - Irene
* 1978 - Pecado Rasgado - Zoraide
* 1977 - O Astro - Consolação
* 1977 - Locomotivas - Joana
* 1976 - Saramandaia - Maria Aparadeira
* 1975 - Gabriela - Maria Machadão
* 1972/1975 - A Grande Família - Nenê
* 1972 - O Bofe - Gonzaguinha
* 1972 - Meu Primeiro Baile (Caso Especial)
* 1971 - Bandeira 2 - Zulmira
* 1970 - A Próxima Atração - Dinorá
* 1970 - Pigmalião 70 - Ester
* 1969 - A Cabana do Pai Tomás - Emily
* 1969 - A Grande Mentira - Elvira
* 1965 - O Ébrio

Trabalhos no cinema

* 1998 - Simão, o Fantasma Trapalhão
* 1990 - Beijo 2348/72
* 1976 - O Ibraim do Subúrbio
* 1974 - O Mau-Caráter
* 1973 - Os Mansos
* 1950 - Somos Dois

19 comentários:

Anônimo disse...

Achei mto legal o post sobre Heloísa Mafalda. Acho mto importante lembrar ao público os grandes artistas que fizeram a TV Brasileira. Porém, somente como um alerta... A personagem Mocinha foi interpretada pela atriz Lucinha Lins, aliás, muito bem interpretada. Parabéns pelo post!!!

Anônimo disse...

Meu DEUS, como sou feliz e sofro ao mesmo tempo qdo vejo fotos e leio sobre esses monstros sagrados da nossa televisao,pessoas como HELOISA dentre tantos nos fazem chorar e ao mesmo tempo nao nos deixam esquecer o quanto eles ajudaram a gente a ser feliz...dia desses minha mae Zefa de Otoniel de Ribeiropolis em Sergipe, me perguntava por aquela atriz tao boa...portanto justo falar sim do estado e da situação dos artistas, mesmo que a noticia seja ruim, mas nós também sofremos junto a eles, pois sentimos que fazemos parte de suas familias, vezes ate rezamos por eles e torcemos pela saude.Um beijao a nossa grande HELOISA MAFALDA e o nosso muito, obrigado por toda diversao q nos deu.Q Deus te Proteja

Anônimo disse...

Heloisa Mafalda é uma das melhores atriz que a globo já teve,que pena que a rede globo esquece dos artistas que tanto contribuiu para o sucesso na emissoura , quem não lembra da Dona Pombinha da novela Roque Santeiro que trabalho maravilhoso desta grande atriz da TV Brasileira,espero que ela possa recuerar a saude e a globo lembrar e trazer para as novelas.

Anônimo disse...

Ela recém gravou um curta, "Obrigada", filme de Giancarlo Di Tommaso. Deve estar para estrear. Grande atriz.

Anônimo disse...

na novela roque santeiro a filha da dona pombinha (mocinha) era a lucinha lins e não lucelia santos.

Amanda Aouad disse...

Obrigada, Anônimo, é um fato tão óbvio que a Lucinha Lins era a Mocinha que até estranhei a colocação. Mas, realmente, foi um erro que estava no post, sem muita explicação, já que a imagem da mocinha está tão clara em minha mente. Nessa época a Lúcelia Santos era estrela do horário das sete. A vilã Carolina de Guerra dos Sexos (1983) e a mocinha Silvana de Vereda Tropical (1984/85).

Marcia D'Avila disse...

Há muito tempo tempo lembro da Heloisa e como nunca mais ouvi falar dela, hoje resolvi procurar alguma informação. Não sou daquelas pessoas que lembra de tudo em todos os detalhes, mas era muito bom vê-la atuando. Uma ótima atriz que eu cresci vendo na tv. Desejo que esteja bem, apesar do peso da idade, pois todos nós um dia ficaremos velhos e precisamos nos preparar para quando esse tempo chegar.

Anônimo disse...

O correto é despercebido e não desapercebido, conforme linha 1.

Anônimo disse...

Sou petropolitana e fico feliz em saber que a atriz Heloísa Mafalda vive em minha cidade, só fico com pena dela não estar muito bem de saúde. Que pena, ela foi uma atriz espetacular. Saúde Heloísa e um beijo prá vc. Angela

Anônimo disse...

Eu sempre adimirei esta grandiosa atriz, eu via todas as novelas que ela participava. Estava sentindo a falta dela na tv e resolvi pesquisar na internet,que bom saber que ela está viva, que Deus abençõe. Sou chará dela.

Anônimo disse...

Sinto falta da grande Heloisa Mafalda, cresci assistindo-a na tv, no cinema. Fico muito triste em saber de seu problema, pois a minha mãe tem Alzeimer e sei o que é presenciar uma pessoa ir se esquecendo de quem é. É duro, afinal somos o que lembramos, mas a Heloisa será eternamente lembrada por aqueles que acompanharam o seu trabalho, quanto prazer tivemos com seus personagens. Espero que ela seja feliz.

Anônimo disse...

Estava lembrando das novelas que sempre assisti e me recordei de Eloisa Mafalda. Fiquei com ela na memória e decidi buscar na internet jpá que na TV nada se comenta sobre essa grande atriz. Graças a Deus que ainda vive, pena que está com esse problema de memória, normal pra sua idade.
Mas desejo muita saúde pra essa grande estrela da nossa TV.
Angela Rodrigues
Salvador-Bahia

Anônimo disse...

heloisa foi uma atriz maravilhosa, com trabalhos inesqueciveis. É assim que deve ser lembrada, para sempre. Confio em Deus que ela não esteja entre as vitimas das enchentes que acontecem esta semana na região serrana do Rio.Hilda, Curitiba, PR

Anônimo disse...

Olha, fico triste de ler uma notícia dessas, mas é a vida!
E no que se refere äs pessoas públicas, temos de saber como andam nossos artistas preferidos. Só achei este blog justamente porque procurava notícias dela, achava que até já tinha falecido.
Meu pai completou este mês 10 - isso mesmo, dez - anos que não anda, por conta de um derrame. Há dez anos atrás, praticamente, meu pai - aquele que eu conhecia - faleceu, dando vida a este, que sequer conversa conosco, e que não se lembra de nós. É muito triste, mas faz parte da vida, e quanto mais sabemos, mais estaremos preparados para aceitar este tipo de situação.
Espero, de todo o coração, que ao menos ela não esteja sofrendo, com lembranças de sua carreira, e etc. E que Deus a ampare, e ä sua família, e aos fãs.

Anônimo disse...

Devemos dar valor as grandes atrizes e heloisa mafalda é uma grande atriz,vamos ajuda-la povo brasileiro.Grandes celebridades de todo o país.Ficara em nossas memórias.Gauchinha .

Anônimo disse...

Devemos dar valor as grandes atrizes e heloisa mafalda é uma grande atriz,vamos ajuda-la povo brasileiro.Grandes celebridades de todo o país.Ficara em nossas memórias.Gauchinha .

Anônimo disse...

Adoro Heloisa Mafalda por tudo de bom que fez durante toda a sua carreira. Nos proporcionou grandes alegrias e muito risos por esta trajetória televisiva. Peço a Deus que a proteja e que lhe dê saúde. Obrigada Heloisa Mafalda! Revejo você agora, na reprise de "Roque Santeiro" e "Mulheres de Areia" onde você esteve maravilhosamente magnífica!

Anônimo disse...

EU SEMPRE GOSTEI DA ELOISA M
EU CRESII VENDO NOVELAS COM ELA
EU TENHO MUITA SAUDADE DEÇA GATA SENHORA

Vitor Gomes disse...

uma atriz de muito talento,faz falta uma atriz como ela...saudades e bjos