quinta-feira, 5 de março de 2009

Mas será o Benedito?

Tudo bem, o nome do site já diz: O fuxico. Fuxico, mexerico, fofoca nunca foram coisas a se levar a sério. Mas é, no mínimo assombroso, ler na mídia as declarações feitas por Benedito Ruy Barbosa em relação a novela Caminho das Índias.

“Não entendo por que tem gente que faz novela sobre a Índia. O Brasil é tão grande e tem tanta coisa para mostrar. As novelas hoje só mostram ‘putaria’. Nenhuma mulher quer ver outra que, no quinto capítulo, já dormiu com três ou quatro caras. As pessoas não sabem fazer novela. O problema (na audiência) está em quem faz”, disparou, segundo o site.

Realmente, tanta coisa a se mostrar do Brasil e Benedito fazendo remakes de suas próprias novelas, poderiam pensar alguns. Não estou aqui para condenar, nem defender ninguém. Glória Perez é grande e sabe fazer isso muito bem. Porém, autores deveriam medir suas palavras antes de falar dos trabalhos alheios. A guerra por audiência e a luta de Egos parece ter afetado os novelistas globais, pois vira-e-mexe aparece alguma coisa do tipo. Aguinaldo Silva já falou de Manoel Carlos, que já falou de Emanuel Carneiro. Enfim, que tal se preocupar em escrever boas novelas? Por que a safra que vemos atualmente não parece estar agradando como antes.

Benedito Ruy Barbosa é um grande autor de novelas, tem clássicos em seu currículo, inovou com Pantanal e marcou sua época. Desde o fiasco de Esperança, no entanto, está afastado do horário nobre da Globo. Suas filhas, também escritoras, começaram então, o projeto de remakes de obras antigas no horário das 18h, com a supervisão do pai. Assim, foram feitas Cabocla, Sinhá Moça e estréia dia 16, Paraíso, novela que fez sucesso em 1982. Nada desonroso, Ivani Ribeiro, uma das maiores autoras de telenovelas de todos os tempos, praticamente só fez remake na Globo, nunca indo para o horário nobre. É dela as maiores audiências dos horários das 19h (A Viagem) e 18h (A gata comeu). Sem seus remakes gerações não conheceriam suas novelas preferidas que estariam esquecidas na Tupi. Agora criticar o trabalho dos outros, não é a melhor estratégia para chamar atenção para si. Ou estou errada?

Nenhum comentário: