sexta-feira, 13 de março de 2009

Pra chinês ver


Sem muitas expectativas, vai hoje ao ar o último capítulo de Negócio da China. A novela de Miguel Falabela foi uma tentativa frustrada de bater o fenômeno Mutantes da Rede Record, com uma trama chinesa cheia de lutas de Kung Fu e vôos ao melhor estilo Adagas Voadoras. Apesar da ousadia, a trama ficou perdida entre personagens fracos e confusões absurdas, acabando em amargar o pior Ibope de todos os tempos do horário. A novela tentou chegar perto do público jovem, com interação pela internet e um jogo Segredo da China, mas nem todo esforço conseguiu salvar a audiência. A novela chega ao fim como um fracasso para cúpula da Globo.

Negócio da China ainda contou com um problema extra, a saída do ator Fábio Assunção para tratamento de desintoxicação. Miguel Falabela demonstrou criatividade e jogo de cintura ao alterar o rumo da trama, sem que a saída do protagonista causasse maiores danos a narrativa.

O grande destaque ficou por conta de Luciana Braga, a atriz demonstrou grande talento com a vilã Denise, fazendo Natália do Vale e Nathalia Timberg sumirem diante de sua interpretação. Outro destaque vai para Grazi Massafera que, ao contrário do especulado, demonstrou maturidade para conduzir sua Lívia e conquistou elogios do autor, que admitiu o preconceito pela moça ser uma ex-BBB.

Nadando contra maré, Miguel Falabela não parece ter deixado nenhuma surpresa para o último capítulo. Todos as tensões foram dissolvidas no capítulo da quinta-feira, com vilões presos e pendrive de volta as mãos de Flor de Lís. Parece que o capítulo de sexta-feira está reservado mesmo para festa de despedida, com muitos casamentos (promete ser um record em final de novela) e uma homenagem a Heitor, o personagem de Fábio Assunção. Resta conferir e torcer para que Paraíso agrade mais ao público.

Nenhum comentário: