segunda-feira, 30 de março de 2009

Troféu Imprensa


Sem tanto brilho, nem divulgação como antes, o Troféu Imprensa foi ao ar na noite de ontem sem muitas surpresas. Com a participação das cantoras Ivete Sangalo (melhor de 2007) e Cláudia Leite (melhor 2008), o programa teve o mesmo formato com a apresentação de Sílvio Santos e jornalistas comentando e votando na hora, no seu candidato. O prêmio foi criado em 1958 pelo jornalista Plácido Manaia Nunes. Desde 1971, Silvio Santos apresenta a premiação, estabelecendo ainda nos anos 70 o atual formato. Por ser produzido e apresentado por uma emissora, o Troféu sempre teve poucas emoções, sem os candidatos presentes, nem discursos dos vencedores. Um outro de edições anteriores aparecem para receber seu prêmio. Talvez, se a produção fosse imparcial, pudéssemos ter uma premiação mais atrativa, ao estilo do Oscar.


Entre os vencedores de 2008, tiveram prêmios óbvios como a novela A Favorita, ou a atriz Patrícia Pillar, além da menina Maisa como revelação, afinal ninguém deixaria de votar na nova cria de Sílvio Santos. Agora fatos curiosos como Cauã Reymond dividir o prêmio de melhor ator com Murilo Benício, deixando o eterno vencedor Fagundes de fora, ou o CQC vencer melhor humorístico, ou programa profissão reporter que nem é um programa fixo da grade vencer o melhor jornalístico, deram um pouco de movimentação ao prêmio. Mesmo assim, não tem mais o peso que tinha antes.

Vencedores de 2008
Cantora - Claudia Leitte
Programa jornalístico - “Profissão Repórter“
Apresentadora- Hebe Camargo
Novela - ”A favorita“
Apresentador (a) de telejornal -Fátima Bernardes
Revelação - Maísa
Atriz - Patrícia Pillar
Conjunto Musical - Skank
Programa de auditório -”Domingo Legal“
Ator - Empate entre Cauã Reymond e Murilo Benício
Humorístico - ”CQC“
Programa Infantil -”Bom dia & Cia.“
Programa de entrevistas - ”Altas horas“
Apresentador - Fausto Silva
Cantor - Seu Jorge

Jurado:
* Paulo Ricardo (Jornal Do Brasil)
* Leão Lobo (Rede CNT)
* José Armando Vanucci (Rádio Joven Pan e TV Gazeta)
* Décio Piccinini (Revista Chiques e Famosos)
* Eli Corrêa (Rádio Capital)
* Paulo Barboza (Rádio Capital)
* Daniel Castro (Folha de São Paulo)
* Cristina Padiglione (O Estado De São Paulo)
* Márcia Piovesan (Revista Tititi)
* Carolina Camargo (Revista Contigo)
* Cláudia Boechat (Revista Caras)

Participação de Ivete Sangalo:


sexta-feira, 27 de março de 2009

Túnel do Tempo - Fera Radical

Foto Montagem do site.

Amanhã fazem 21 que estreou a novela Fera Radical. Marcante no horário das seis da Rede Globo, a novela de Walter Negrão foi a última de Iara Amaral, atriz de grande porte que faleceu no acidente do Bateau Mouche no réveillon de 1989 e um dos últimos trabalhos da atriz e diretora Carla Camurati na televisão, que depois passou a se dedicar a seus projetos no cinema.

A trama contava a história de Cláudia, uma menina que viu sua casa ser queimada com toda a sua família dentro e nunca esqueceu a cena. Quinze anos depois, ela volta a sua cidade natal para se vingar. Buscado investigar o mandante do crime ela se infiltra na fazenda de Altino Flores, um dos poderosos da região junto com Donato Orsini, possíveis responsáveis pelo massacre. Ao articular a destruição de todos que a fizeram sofrer, Cláudia se defronta com a amizade leal de Altino, que se vê preso a uma cadeira de rodas desde a noite da chacina, e o ódio de Joana, mulher de Altino. Tal ódio aumenta quando ela descobre quem é Cláudia e que ela vive com Marta, antigo amor de Altino, cujo romance no passado gerou Olívia, criada por ela. Mas os planos de Cláudia podem vir por terra quando ela se envolve com os filhos de Altino, Fernando e Heitor, e se sente arrebatada pelo amor de Fernando.

Um grande sucesso de Wálter Negrão. O autor não negou que a inspiração vinha de A Visita da Velha Senhora de Friederich Durrenmatt, que já havia servido de base para outras novelas como Os Inocentes e Cavalo de Aço. Esta última, escrita pelo próprio Negrão em 1973, tem a idéia original idêntica, mas com o sexo dos protagonistas invertidos. Em Cavalo de Aço é Rodrigo (Tarcísio Meira) quem chega a uma pequena cidade para vingar a morte da família. Aliás o título Cavalo de Aço é uma referência à barulhenta moto de Rodrigo, que é também o veículo de Cláudia, a protagonista de Fera Radical, vivida por Malu Mader.

Aliás, a cena de Malu Mader chegando e tirando o capacete ficou na memória de muita gente. Não encontrei ela, mas vai essa outra onde Cláudia e Fernando "apostam" uma corrida. Ela na moto, ele no cavalo.


Última cena de Iara Amaral, quando ela se suicida de uma maneira que faz parecer que Cláudia a matou. A personagem Joana era a verdadeira mandante do assassinato da família da menina e não queria ver seu filho Fernando casado com a mulher que odiava. Essa foi sua última tentativa de acabar de vez com sua inimiga.


Elenco:
* Malu Mader .... Cláudia da Silva
* José Mayer .... Fernando Flores
* Yara Amaral .... Joana Flores
* Thales Pan Chacon .... Heitor Flores
* Carla Camurati .... Marília Orsini
* Paulo Goulart .... Altino Flores
* Laura Cardoso .... Marta / Mirtes
* Cláudia Abreu .... Ana Paula Flores Mendes
* Older Cazarré .... Robério
* Cleyde Blota .... Lourdes
* Elias Gleizer .... Donato Orsini
* Denise Del Vecchio .... Olívia Flores Mendes
* Rodrigo Santiago .... Jorge Mendes
* Milton Gonçalves .... Delegado Damasceno
* George Otto .... Rafael Flores Mendes
* Alexandra Marzo - Betty (Elizabeth Cristina)
* Cláudia Magno - Vicky (Victória Regina)
* Tato Gabus Mendes - Paxá
* Raul Gazolla - Marcelo
* Luiz Maçãs - Dudu
* Chica Xavier .... Júlia
* Daúde - Jacy
* Henri Pagnocelli .... Juca


Trilha Sonora Nacional

1. Verdades e Mentiras - Maria Bethânia (tema romântico de Cláudia)
2. A Cura - Lulu Santos (tema de ação de Cláudia)
3. Sonhos - Jane Duboc (tema de Cláudia e Fernando)
4. Más Companhias - Virginie e o Fruto Proibido (tema de Ana Paula)
5. Castigo - Eduardo Dusek (tema de Robério e Lourdes)
6. Cremoso - César Camargo Mariano (tema de Joana)
7. Peão - Almir Sater (tema de Fernando)
8. Me Faz Bem - Gal Costa (tema de Marília)
9. Tabuleiro - Sá & Guarabira (tema de Altino)
10. Vida Fácil - Cazuza (tema de Paxá)
11. Paraíso - Mú (tema de Heitor)
12. Sobrou Pra Mim - Tunai (tema de Betty)
13. Pedaços - João Caetano (tema de Olívia)
14. Fera Radical - Solange (tema de abertura)


Trilha Sonora Internacional

1. She's Like The Wind - Patrick Swayze & Wendy Fraser (tema de Ana Paula)
2. Get Outta My Dreams, Get Into My Car - Billy Ocean (tema geral)
3. (You Make Me Feel Like a) Natural Woman - Carrie Hamilton & Yutaka Tadokoro (tema de Cláudia e Fernando)
4. Living In a Box - Living In a Box (tema de locação)
5. That's What Love Is All About - Michael Bolton (tema de Marília e Heitor)
6. Lessons In Love - Level 42 (tema de Cláudia)
7. Magic Emotions - Joel Paul Drade (tema de Altino e Marta)
8. Love Changes Everything - Climie Fisher (tema de Rafael)
9. Tell It To My Heart - Taylor Dayne (tema de locação)
10. Just a Little Love - Rainier Hoeglmeier (tema de Betty e Dudu)
11. Promises - Basia (tema de Paxá)
12. Special Way - Kool & The Gang (tema de Vick)
13. Watch Your Step - Star (tema de locação)
14. Mary's Prayer - Danny Wilson (tema de Olívia)



A novela foi reprisada de 16/12/1991 a 08/05/1992 e é uma trama que vale sempre a pena ver de novo.

quinta-feira, 26 de março de 2009

Diga não ao bloqueio de blogs.


Os blogs são uma realidade intensa na internet. Milhares de novos posts são disparados diariamente. Alguns com diários pessoais, outros apenas para incentivar a pirataria, porém uma grande massa vem mudando a forma de comunicação com matérias, estudos, discussões embasadas e sérias. Blogs pessoais, de revistas, de jornais, de televisão ou de profissionais com informações técnicas estão sendo prejudicados por uma conduta cada vez mais comum em escolas e empresas: o bloqueio indiscriminado dos blogs. Por isso, os blogueiros sérios estão se unindo em uma campanha para frear esta ação e conscientizar as pessoas da realidade de internet. É a campanha Diga não ao bloqueio de blogs.
Você que tem um blog, participe também. Só unindo forças conseguimos chegar a algum lugar.

terça-feira, 24 de março de 2009

Mais uma etapa para os mutantes

Terminou ontem a novela Mutantes da Rede Record, finalmente os telespectadores que começaram a acompanhar Caminhos do Coração conseguiu ver um final para a história de Maria e Marcelo, que além de salvar o mundo da invasão de alienígenas, se casaram e "foram felizes para sempre". Esta, no entanto, é apenas mais uma etapa da saga de Thiago Santiago que hoje estréia "Promessas de Amor".

A trilogia que começou com Caminhos do Coração introduziu o tema mutantes de forma tímida, uma aposta que se baseava, principalmente, no sucesso da série Heroes. O público gostou da idéia e os seres com poderes especiais começaram a ganhar terreno, fazendo com que a segunda parte, a novela Mutantes fosse totalmente voltada para eles. Surgiram vampiros, extra-terrestres, lobisomens e até dinossauros. A novela nem parecia mais ter uma trama e sim uma bagunça de seres de todos os tipos na já conhecida luta do bem contra o mal.

Agora, Thiago Santiago vai segurar seus mutantes que estarão disfarçados. As crianças mutantes, agora escondidas da Delegacia de Controle de Mutantes, se passarão por estudantes do Novo Ensino. Já os mutantes adultos ficarão refugiados em uma ONG chamada Caminhos do Coração. Algo parecido com a série X-Men. A trama central será de humanos, tendo Luciano Szafir e Renata Dominguez como os protagonistas Sofia e Amadeus.

Resta saber se a novela continuará mantendo o bom rendimento no ibope de suas antecessoras. E com isso, Thiago Santiago vai se mantendo nas telas por mais um ano.

Quem é Quem - Promessas de Amor *
Núcleo do Haras: É na cidade de Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro, onde a trama se inicia. Onde Amadeus Cordeiro, dono do lugar, conhece Sofia depois que ela sofre um ataque violento do ex-namorado.
Amadeus Cordeiro (Luciano Szafir) - Campeão de hipismo e de excelente caráter, é apaixonado por Sofia. Sente ciúmes dela quando os dois se mudam para o Rio de Janeiro. Percebe que Nestor tem interesse em sua mulher e acaba criando uma crise conjugal ao mesmo tempo em que é assediado por Armanda. Depois de sofrer um atentado, assume outra identidade e promete vingança.
Sofia (Renata Dominguez) - Professora do segundo grau, é filha única e perdeu os pais em um acidente. Se envolveu com Juan, marginal barra-pesada que, após uma tentativa de separação, tenta matá-la. Em um disparo acidental, ele é quem acaba morrendo. É salva por Amadeus, por quem se apaixona. Os dois se casam e vão morar juntos no Rio, onde ela consegue emprego no Colégio Novo Ensino. Mesmo fiel a Amadeus, é levada a acreditar que ele a traiu com Armanda.
Tonho (Adriano Reys) - Pai de Amadeus. É profundamente apaixonado por poesia e literatura. Viúvo há muitos anos, vive para cuidar de seu filho e da Pousada.

Núcleo Colégio Novo Ensino: Onde os Mutantes escondidos vão estudar. O colégio será palco de um envolvimento extraconjugal entre Camargo, o dono do estabelecimento de ensino, e a professora Cristina.
Camargo (Paulo Figueiredo) - Homem culto e dono do Colégio Novo Ensino. Casado com Isabel é pai de Nestor e Silvia, mas nunca se preocupou com a educação dos próprios filhos. Maltrata Isabel e se torna amante de Cristina.
Isabel (Sylvia Bandeira) - Mulher de Camargo e professora de Biologia do Colégio Novo Ensino. Depois que descobre que o marido a atraiu com Cristina, decide tomar o Colégio dele. Tenta sair da depressão em contato com os jovens mutantes.
Cristina (Françoise Forton) - Viúva, é professora de Matemática e vive um romance com Camargo. Mãe de Grilo, Cristina tentará se apoderar do Colégio.
Nestor (Léo Rosa) - Filho de Camargo, trabalha na secretaria da escola. Se encanta por Sofia de tal forma que pretende separá-la de Amadeus. Se envolve com a ex-prostituta Armanda, e a sustenta. Usa a moça para tentar terminar com o romance de Sofia.
Armanda (Bianca Castanho) - Atraente e sedutora, ela se encanta por Nestor, que deixa claro que não a ama, mas passa a sustentá-la para que faça parte de seu plano de separar Amadeus e Sofia.
Luciano (Arthur Lopes) - O mutante estuda no colégio e vem para a superfície junto com o primo Melquior com o objetivo de encontrar mulheres para gerarem a nova geração de Atlantes.
Melquior (Elcio Monteze) - Se matricula no Colégio Novo Ensino após se reencontrar com seus amigos da Liga do Bem.
Pepe (Perfeito Fortuna) - Irá ensinar artes e teatro no Colégio Novo Ensino e ajudará a cuidar dos jovens mutantes.
Renata (Gorete Milagres) - Conservadora, mas muito engraçada. A inspetora do Colégio Novo Ensino é temida pelos alunos, mas também muito amada por eles.
Érica (Andréa Avancini) - Professora de história do Colégio Novo Ensino, irá proteger os jovens mutantes do bem.

Núcleo ONG Caminhos do Coração: A ONG funciona como fachada para ajudar os mutantes em perigo. É fundada por Nati, Valente, Leonor, Felipe, Perpétua e Ísis.
Nati (Maytê Piragibe) - Casada com Valente, a ex-mutante é uma das fundadoras da ONG e será perseguida por Gabriela.
Valente (Marcos Pitombo) - Também perseguido por Gabriela, fará de tudo para proteger Lúcio e Juno, que serão seus pais no futuro.
Leonor (Lígia Fagundes) - Mãe de Lúcio, o menino que salvará o mundo, segundo a profecia. Irá proteger o filho e fará parte da ONG.
Felipe (Jorge Pontual) - Pai de Juno, Felipe é ex-vampiro. Faz parte da ONG e tenta salvar a filha a qualquer custo.
Ísis (Louise D´Tuani) - Com o poder de ficar invisível, a mutante faz parte da ONG que protege os mutantes em perigo.
Perpétua (Patrícia Dejesus) - Com poderes elétricos, a mutante é capaz de soltar faíscas e dar choques mortais. Fica escondida na ONG.

Núcleo da Delegacia de Controle de Mutantes, a Depecom: A delegacia trabalha para prender todos os mutantes, depois que o governo promulga uma lei de que nenhum deles pode ficar solto.
Beto (Felipe Folgosi) - Faz parte da Depecom e participa de verdadeiras missões em busca de mutantes.
Aline (Milena Ferrari) - Tem um relacionamento amoroso com Beto que passará por uma forte crise. É agente da Depecom.
Cláudia (Roberta Valente) - Agente da Depecom, vai ajudar a Liga do Bem, mesmo correndo o risco de ser descoberta.
Hiromi (Paula Palmieri) - Agente da Depecom também vai ajudar a Liga do Bem.
Ferraz (Juan Alba) - Delegado da Depecom, irá aliar-se secretamente à Liga do Mal. Será ajudante de Garcia.

Núcleo dos mutantes: Apesar da "promessa" do autor de não dar tanto espaço na trama aos mutantes, eles ainda serão presença no folhetim. Ainda divididos em "Liga do Bem" e "Liga do Mal", as criaturas fogem para não serem eliminadas da terra.
Juno (Carla Diaz) - Tem os superpoderes da comunicação, mas vai crescer ao lado de péssimas influências. Tem de se relacionar com Lúcio, para que Valente, o homem do futuro, nasça. Mas ela o detesta. É rebelde, indomável e voluntariosa.
Lúcio (Celso Bernini) - O menino de luz superpoderoso se apaixona por Juno. Lúcio vai ser criado com valores morais e éticos e tenta passar isso para Juno.
Gór (Julianne Trevisol) - Calculista, a mutante com o poder de hipnotizar quer dominar o mundo ao lado dos mutantes do mal.
Lino (Mário Frias) - O vampiro da Liga do Mal sequestra Juno em parceria com Bianca.
Ágata (Juliana Xavier) - Mutante com genes de águia, Ágata tem visão telescópica e microscópica. A irmã de Aquiles gosta de Eugênio e faz parte da Liga do Bem.
Ângela (Julia Maggessi) - Mais uma mutante que faz parte da Liga do Bem. Irmã de Clara e Eugênio, tem o poder de voar.
Aquiles (Sérgio Malheiros) - É o mutante com supervelocidade e faz parte da Liga do Bem. Irmão de Ágata, vai se envolver com Silvia.
Bianca (Nanda Ziegler) - Mãe de Juno, passa para o lado do mal após se envolver com Lino.
Carvalho (Rocco Pitanga) - Advogado e casado com Cléo, oferece seu apartamento para que se torne um dos refúgios para os mutantes em fuga.
Clara (Shaila Arceni) - É uma mutante com o poder da cura. Pode curar qualquer ferimento e salvar todos os seres humanos infectados pelos vírus mutantes.
Cleo (Gisele Policarpo) - Casada com Carvalho, a mutante possui o dom da intangibilidade, que lhe dá o poder da sobrevivência. Irá esconder sua condição de mutante.
Cris (Maurício Ribeiro) - É um mutante com o poder de controlar os elementos naturais fogo, terra, ar, água e o magnetismo terrestre. Irá se apaixonar pela jovem vampira Marli.
Draco (Rômulo Estrela) - Outro mutante da Liga Bandida. É o Homem-fogo, mutante superpoderoso que lança chamas contra seus oponentes.
Vavá (Cássio Ramos) - Mutante da Liga do Bem, tem genes de lobo.
Metamorfo (Sacha Bali) - Mais um mutante do mal, tem o poder de se transformar em qualquer pessoa e de ficar invisível.
Telê (Rômulo Arantes Neto) - Outro mutante que pertence à Liga Bandida. É o homem-telepático e consegue dominar as mentes humanas. Pode matar com o poder de seu pensamento.

* Fonte: Site Terra

terça-feira, 17 de março de 2009

Eloísa Mafalda


O drama da velhice passa despercebido para a maioria das pessoas, porém quando se é uma pessoa pública, há sempre uma visibilidade maior. Está circulando pela internet agora o drama de Eloísa Mafalda. A atriz de 85 anos, está com problemas sérios de memória, não lembra de detalhes de sua vida, nem mesmo que fez a personagem Mariana na primeira versão de Paraíso (hoje interpretada por Cássia Kiss). “Só é possível conversar com ela amenidades. A memória dela está afetada”, diz a filha, Mirian, que mora com Eloísa numa casa na serra de Petrópolis. Recentemente, a atriz sofreu uma queda onde querou o fêmur e terá que ficar seis meses de repouso.

Uma atriz como Heloísa Mafalda não merece ser assunto desta maneira. A gente deve falar e lembrar dos grandes personagens que ela nos presenteou durante sua carreira vitoriosa. Ela foi Dona Nenê, na primeira versão de A Grande Familia, nos anos 70, ao lado de Jorge Dória, que fazia o Sr. Lineu. Destacou-se em diversas novelas da Globo como a Maria Machadão em Gabriela (1975) e a Consolação de O Astro (1977). Seu maior sucesso, sem dúvidas, foi a Dona Pombinha, em Roque Santeiro (1985).


A esposa do prefeito Florindo Abelha (Ary Fontora), mãe da Mocinha(Lucinha Lins) e beata fervorosa, marcou nossa memória. Heloísa tinha a capacidade de passar a seus personagens uma força imensa. É assim, que devemos lembrar de Heloísa, brigando com o padre Hipólito pela organização da sala dos ex-votos. Não como uma senhora doente e afastada das telas.

Trabalhos na TV

* 2003 - O Beijo do Vampiro - Dona Carmem
* 2001 - Porto dos Milagres - Celeste (participação especial)
* 2001 - O Clone - vizinha de Jade (participação especial)
* 2000 - Aquarela do Brasil - Margarida
* 1998 - Meu Bem Querer - Delfina
* 1998 - Labirinto - Sarita
* 1997 - Por Amor - Leonor
* 1996 - Quem É Você? - Kitty
* 1994 - A Madona de Cedro - Efigênia
* 1993 - Mulheres de Areia - Manuela
* 1992 - Pedra Sobre Pedra - Gioconda
* 1990 - Araponga - Zuleide
* 1990 - A, E, I, O... Urca - Damásia
* 1990 - Delegacia de Mulheres - Celeste
* 1989 - O Sexo dos Anjos - Francisquinha
* 1987 - Hipertensão - Gioconda
* 1985 - Roque Santeiro - Dona Pombinha
* 1984 - Corpo a Corpo - Guiomar
* 1983 - Champagne - Adélia
* 1983 - Caso Verdade
* 1982 - Paraíso - Dona Mariana
* 1981 - Brilhante - Edite
* 1980 - Plumas e Paetês - Zeni
* 1980 - Água Viva - Irene
* 1978 - Pecado Rasgado - Zoraide
* 1977 - O Astro - Consolação
* 1977 - Locomotivas - Joana
* 1976 - Saramandaia - Maria Aparadeira
* 1975 - Gabriela - Maria Machadão
* 1972/1975 - A Grande Família - Nenê
* 1972 - O Bofe - Gonzaguinha
* 1972 - Meu Primeiro Baile (Caso Especial)
* 1971 - Bandeira 2 - Zulmira
* 1970 - A Próxima Atração - Dinorá
* 1970 - Pigmalião 70 - Ester
* 1969 - A Cabana do Pai Tomás - Emily
* 1969 - A Grande Mentira - Elvira
* 1965 - O Ébrio

Trabalhos no cinema

* 1998 - Simão, o Fantasma Trapalhão
* 1990 - Beijo 2348/72
* 1976 - O Ibraim do Subúrbio
* 1974 - O Mau-Caráter
* 1973 - Os Mansos
* 1950 - Somos Dois

sexta-feira, 13 de março de 2009

Pra chinês ver


Sem muitas expectativas, vai hoje ao ar o último capítulo de Negócio da China. A novela de Miguel Falabela foi uma tentativa frustrada de bater o fenômeno Mutantes da Rede Record, com uma trama chinesa cheia de lutas de Kung Fu e vôos ao melhor estilo Adagas Voadoras. Apesar da ousadia, a trama ficou perdida entre personagens fracos e confusões absurdas, acabando em amargar o pior Ibope de todos os tempos do horário. A novela tentou chegar perto do público jovem, com interação pela internet e um jogo Segredo da China, mas nem todo esforço conseguiu salvar a audiência. A novela chega ao fim como um fracasso para cúpula da Globo.

Negócio da China ainda contou com um problema extra, a saída do ator Fábio Assunção para tratamento de desintoxicação. Miguel Falabela demonstrou criatividade e jogo de cintura ao alterar o rumo da trama, sem que a saída do protagonista causasse maiores danos a narrativa.

O grande destaque ficou por conta de Luciana Braga, a atriz demonstrou grande talento com a vilã Denise, fazendo Natália do Vale e Nathalia Timberg sumirem diante de sua interpretação. Outro destaque vai para Grazi Massafera que, ao contrário do especulado, demonstrou maturidade para conduzir sua Lívia e conquistou elogios do autor, que admitiu o preconceito pela moça ser uma ex-BBB.

Nadando contra maré, Miguel Falabela não parece ter deixado nenhuma surpresa para o último capítulo. Todos as tensões foram dissolvidas no capítulo da quinta-feira, com vilões presos e pendrive de volta as mãos de Flor de Lís. Parece que o capítulo de sexta-feira está reservado mesmo para festa de despedida, com muitos casamentos (promete ser um record em final de novela) e uma homenagem a Heitor, o personagem de Fábio Assunção. Resta conferir e torcer para que Paraíso agrade mais ao público.

terça-feira, 10 de março de 2009

A nova Helena

Agora é oficial, Taís Araújo irá encarnar a 8ª Helena de Manoel Carlos na próxima novela das oito, Viver a vida, que irá substituir Caminho das Índias. Com isso, ela terá que encurtar sua estadia em Paris, onde está estudando e descansando. Mas, a própria atriz já havia declarado que viria até a pé da França para fazer este papel. Não é para menos, uma protagonista do horário nobre por si só já é um marco, sendo uma Helena de Manoel Carlos, papel que já se tornou quase um mito do autor, é um desafio ainda maior para uma jovem atriz que vem se destacando aos poucos na televisão.


Taís Araújo já havia feito duas protagonistas em sua carreira. A escrava Xica da Silva, na Manchete e a personagem Preta de Da Cor do Pecado, nome bastante incomodo para a primeira protagonista negra da Rede Globo. Mesmo sem ser protagonista, roubou a cena em Cobras e Lagartos, mas foi apagada por Patrícia Pilar (Flora) e Cláudia Raia (Donatela) em A Favorita. Mesmo assim, sua Alice teve uma importância ganhando o amor de Cassiano no final da trama.


Helena é um caso a parte da teledramaturgia. A primeira personagem não foi uma protagonista. Interpretada pela saudosa Lílian Lemmertz, a Helena da novela Baila Comigo era mãe dos gêmeos João Victor e Quinzinho interpretados por Tony Ramos. A primeira protagonista veio com Maitê Proença em Felicidade das 18 horas, a primeira e, até então, única Helena jovem. Depois vieram duas Helenas interpretadas por Regina Duarte nas novelas História de Amor (ainda no horário das 18 horas) e Por Amor, primeira Helena a protagonizar uma novela do horário nobre. Tiveram ainda Vera Fisher em Laços de Família e Christiane Torloni em Mulheres Apaixonadas, para Regina Duarte voltar a interpretar o papel em Páginas da Vida.

Agora é a vez de Taís Araújo, vamos aguardar para ver o que sua Helena terá de especial. Enquanto não chega, é bom relembrar a primeira Helena do horário nobre:

domingo, 8 de março de 2009

Grandes Mulheres

No Dia Internacional da Mulher, não poderia deixar de lembrar de grandes personagens femininos de nossa teledramaturgia. Foi difícil selecionar apenas algumas, dentre tantas memoráveis. Utilizei o critério de mulheres que foram além do papel imposto pela sociedade, desafiando preconceitos e impondo seus pontos de vista. Claro que pesou a preferência pessoal, muitas outras poderiam entrar na lista e estejam a vontade para citar suas preferidas.

Dona Beija - Começo com a dona de Araxá, personagem de Maitê Proença na novela de 1986 da Rede Manchete. Ana Jacinta de São José era uma jovem da cidade mineira de São Domingos do Araxá, no século XIX. Após presenciar a morte de seu avó, Beija é raptada por Mota, ouvidor do Rei. Lá ela serve aos homens que a desejam em troca de ouro e jóias, na tentativa de fugir e se vingar do seu algoz. Nunca perde a esperança de voltar para o noivo Antonio, a quem ama. Quando finalmente consegue voltar para sua cidade natal em busca de seu amor, descobre que Antonio já havia se casado com Aninha por não aceitar a mulher mal falada. Beija, por vingança, abre a chácara do Jatobá, se tornando a maior cortesã local. Sem esquecer Antonio, ela sofre e o faz sofrer pelo resto de sua vida.


Charlô - Personagem de Fernanda Montenegro em Guerra dos Sexos, não poderia deixar de entrar na lista. A matriarca da família Pereira Barreto abriu uma verdadeira Guerra dos Sexos para provar que as mulheres tinham valor e podiam gerenciar uma fábrica com mais competência. Após receberem uma herança de um tio, os primos Charlô e Otávio tem que administrar a mansão e a rede de lojas Charlô em conjunto. Porém, as divergências os levam a fazer uma aposta: em 100 dias a matriz de São Paulo tem que atingir um acréscimo de 10%. Apesar de muitas trapalhadas e trapaças por parte dos homens, o time das mulheres vence e Otávio, além de perder tudo, tem que dizer que elas são competentes.



Heloísa - Guerrilheira da minissérie Anos Rebeldes, a personagem de Cláudia Abreu marcou uma geração. Filha de um grande empresário partidário dos militares, ela percebe a situação injusta do país e entra para luta armada contra a ditadura. Aparentemente fútil, Heloísa começa a trama apenas como uma garota que quer romper padrões, sua grande meta é perder a virgindade e sair de casa. Com o passar da minissérie, ela demonstra que seus valores vão além das aparências e protagoniza cenas memoráveis como quando volta da prisão onde foi torturada com pontas de cigarro ou em sua morte no final da minissérie.



Hilda Furacão - A jovem que escandalizou Belo Horizonte ao largar sua família para viver em um bordel por cinco anos, se tornando a maior prostituta de todos os tempos e incomodando a sociedade mineira e a igreja, já que se apaixona pelo Frei Malthus e vai lutar por esse amor. A personagem de Ana Paula Arósio queria romper com aquilo que chamava de hipocrisia da sociedade. Por todo barulho que fez, merece o nosso destaque.



Ester Delamare - Mais uma cortesã na lista, mas é que em se falando de época, elas ultrapassavam os limites. A personagem de Malu Mader em Força de um Desejo é encantadora e merece ser lembrada. Como disse seu amado Inácio no julgamento final: "só quem não a conhece pode acusá-la, só quem não conviveu com ela pode não se encantar". Ester era a típica mulher fascinante, guerreira e era capaz de tudo por aqueles que amava.




Viúva Porcina - Aquela que foi sem nunca ter sido. A personagem de Regina Duarte marcou a teledramaturgia brasileira e merece destaque. Mulher de origem pobre, finge ser viúva de Roque Santeiro para obter privilégios em Asa Branca. Por trás de sua máscara de mulher sem escrúpulos, guarda um coração generoso e uma fascinante força. Acaba se apaixonando por Roque, vivendo um triângulo amoroso com Sinhozinho Malta.




Abertura da novela Dona Beija:


Aposta de Guerra dos Sexos:


Morte de Heloísa:


Chamada da personagem Ester:


Hilda enfrenta Malthus:


Clipe Viúva Porcina:


Destaquei essas seis personagens, mas como falei existem muitas outras, a lista seria interminável. Tieta (Tieta), Fernanda (Cara&Coroa), Diná (A Viagem), Simone (Selva de Pedra), Júlia (Dancin'Days), Lola (Éramos Seis) etc... Fiquem a vontade para relembrar outras grandes mulheres. E parabéns a todas pelo seu dia.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Mas será o Benedito?

Tudo bem, o nome do site já diz: O fuxico. Fuxico, mexerico, fofoca nunca foram coisas a se levar a sério. Mas é, no mínimo assombroso, ler na mídia as declarações feitas por Benedito Ruy Barbosa em relação a novela Caminho das Índias.

“Não entendo por que tem gente que faz novela sobre a Índia. O Brasil é tão grande e tem tanta coisa para mostrar. As novelas hoje só mostram ‘putaria’. Nenhuma mulher quer ver outra que, no quinto capítulo, já dormiu com três ou quatro caras. As pessoas não sabem fazer novela. O problema (na audiência) está em quem faz”, disparou, segundo o site.

Realmente, tanta coisa a se mostrar do Brasil e Benedito fazendo remakes de suas próprias novelas, poderiam pensar alguns. Não estou aqui para condenar, nem defender ninguém. Glória Perez é grande e sabe fazer isso muito bem. Porém, autores deveriam medir suas palavras antes de falar dos trabalhos alheios. A guerra por audiência e a luta de Egos parece ter afetado os novelistas globais, pois vira-e-mexe aparece alguma coisa do tipo. Aguinaldo Silva já falou de Manoel Carlos, que já falou de Emanuel Carneiro. Enfim, que tal se preocupar em escrever boas novelas? Por que a safra que vemos atualmente não parece estar agradando como antes.

Benedito Ruy Barbosa é um grande autor de novelas, tem clássicos em seu currículo, inovou com Pantanal e marcou sua época. Desde o fiasco de Esperança, no entanto, está afastado do horário nobre da Globo. Suas filhas, também escritoras, começaram então, o projeto de remakes de obras antigas no horário das 18h, com a supervisão do pai. Assim, foram feitas Cabocla, Sinhá Moça e estréia dia 16, Paraíso, novela que fez sucesso em 1982. Nada desonroso, Ivani Ribeiro, uma das maiores autoras de telenovelas de todos os tempos, praticamente só fez remake na Globo, nunca indo para o horário nobre. É dela as maiores audiências dos horários das 19h (A Viagem) e 18h (A gata comeu). Sem seus remakes gerações não conheceriam suas novelas preferidas que estariam esquecidas na Tupi. Agora criticar o trabalho dos outros, não é a melhor estratégia para chamar atenção para si. Ou estou errada?

segunda-feira, 2 de março de 2009

"As telenovelas moldam o Brasil"

Este artigo vou apenas transcrever, pois achei bastante interessante e pertinente.

Revista Época

Alberto Chong - "As telenovelas moldaram o Brasil"
Economista do BID afirma que a novela ajudou o país a aceitar o divórcio e a criar famílias menores

Martha Mendonça
Qual é o verdadeiro impacto das telenovelas nos lares brasileiros? Segundo dois estudos recentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), as tramas exibidas na TV nos últimos 40 anos vêm moldando as famílias em pelo menos dois aspectos: menos filhos e mais divórcios. As pesquisas, coordenadas pelo economista Alberto Chong, analisaram o conteúdo de 115 novelas transmitidas pela TV Globo entre 1965 e 1999 nos horários das 19 horas e das 20 horas. Nessa amostragem, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% delas eram infiéis a seus parceiros - o que suavizou o tabu do adultério. Para Chong, a telenovela é um excelente canal de difusão de programas sociais, como prevenção à aids e direitos das minorias. Ele deu a seguinte entrevista a ÉPOCA.

QUEM É
Economista nascido em Lima, no Peru. Tem 45 anos e mora em Washington, nos Estados Unidos

O QUE FEZ
Desde 2000, trabalha como pesquisador do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O QUE PUBLICOU
As pesquisas Novelas e fertilidade: evidências do Brasil, com Suzanne Duryea, do BID; e Televisão e divórcio: evidências de novelas brasileiras, em parceria com Eliana Ferrara, economista da Bocconi University

ÉPOCA - De que forma as telenovelas influenciaram a sociedade brasileira?
Alberto Chong - Durante o período da ditadura, os autores já viam nas novelas a oportunidade de lutar contra o sistema, apresentando novas ideias e valores. Há, de forma recorrente, a crítica à religião, ao machismo e ao consumo de luxo e a ideia de que a riqueza e o poder não trazem felicidade. A família está no centro dessas transformações. As novelas são um instrumento muito poderoso na formação de um modelo bastante específico de família: branca, saudável, urbana, bonita, consumista - e pequena.

ÉPOCA - Vem daí a explicação para a influência das novelas na queda da taxa de fertilidade?
Chong - Sim. A família pequena é uma imposição da produção, que tem limitações de elenco. Para que a história aconteça, são necessários pelo menos cinco ou seis núcleos. Então nenhum pode ser grande demais. Por um tempo essa família tão reduzida era irreal. Com o tempo, porém, a repetida exposição desse perfil influenciou fortemente na preferência por menos filhos e pelo custo financeiro mais baixo dessa escolha. Ao longo dos anos, essa queda na taxa de fertilidade foi caindo mais em áreas alcançadas pela televisão do que em áreas que não recebiam o sinal.

ÉPOCA - As mulheres são o público principal das novelas. Elas são mais influenciáveis por esse tipo de conteúdo?
Chong - Uma das ideias mais disseminadas pelas novelas, em todos os tempos, é, certamente, a emancipação feminina, junto com a entrada da mulher no mercado de trabalho. A busca do amor e do prazer pelas personagens femininas também é uma constante em qualquer trama - mesmo que ela tenha de cometer adultério, o que também é comum nas histórias.

ÉPOCA - No Brasil, de acordo com o IBGE, vem das mulheres a maior parte dos pedidos de divórcio. Quanto as novelas contribuem para isso?
Chong - Estudar o Brasil sob esse ponto de vista é interessante, porque os casos de divórcio aumentaram dramaticamente nas últimas três décadas. Estima-se que as taxas aumentaram de 3,3 em cada cem casamentos em 1984 para 17,7 em 2002, mais do que em qualquer outro país latino-americano. Nosso estudo avança na hipótese de que os valores da televisão, mais precisamente das novelas, contribuíram de fato para esse aumento, principalmente a partir do momento em que no Brasil há um alcance desse tipo de programa como em nenhum outro país. A novela é, de longe, a maior atração da TV e é veiculada pela Rede Globo, que tem mantido um domínio quase absoluto do setor por cerca de três décadas. Percebemos que, quando a protagonista de uma novela era divorciada ou não era casada, a taxa de divórcio aumentava, em média, 0,1 ponto porcentual. A mudança é positiva. A simples possibilidade do divórcio dá às mulheres a chance de igualdade de gênero no casamento e na distribuição do trabalho, dentro e fora de casa. Também diminui a violência doméstica, os homicídios e suicídios.

ÉPOCA - Há algum período da história das novelas no Brasil em que essa influência no comportamento tenha sido mais ou menos forte?
Chong - Acredito que as novelas tenham tido um impacto mais poderoso quando começaram a ser veiculadas em massa. O que corresponde aos anos 70, principalmente, muito mais que nos anos 90 ou nos dias de hoje. O público, aos poucos, vai se acostumando aos temas e à forma como a trama acontece. A audiência naquele tempo também era muito maior, refletindo-se na influência. Mas é fato que existe um efeito cumulativo e é sobre ele que focamos nossos estudos.

ÉPOCA - A padronização dos valores, de comportamentos e ideais que a televisão introduz é negativa?
Chong - É uma questão de perspectiva. As novelas, em especial da TV Globo, impõem um estilo de vida moderno e urbano que diminuiu as taxas de fertilidade e aumentou as de divórcio. Isso pode ser visto de forma positiva por um grupo e de forma negativa por outro.

ÉPOCA - O brasileiro é o povo mais influenciado por novelas na América Latina?
Chong - Não há evidências concretas em relação a isso, visto que não temos um estudo do impacto das novelas latinas como temos do caso brasileiro. Acredito que no México haja também certa influência, assim como em argentinos, peruanos ou venezuelanos. Mas é indiscutível que no Brasil haja um fenômeno bastante particular não só nos valores e personagens que as telenovelas nacionais retratam, mas também na maneira com que elas são feitas - o ritmo, o tipo de diálogo, tudo é muito marcante e característico. A esse respeito, eu não ficaria surpreso se o impacto das novelas no Brasil fosse mais forte que em outros países.

ÉPOCA - Há como comparar a influência da novela no Brasil com a do cinema na sociedade americana?
Chong - Existem indicações claras de que os filmes americanos têm enorme impacto naquela sociedade. A questão da violência, por exemplo, é alvo de muitos estudos recentes. Mas acredito que essa influência tenha características próprias, e não há como fazer uma comparação com as novelas no Brasil.

ÉPOCA - Pode-se dizer que, no Brasil, a novela é o melhor canal para a difusão de ideias sociais?
Chong - Sim, acredito que seja o mais eficaz. Por isso esses estudos são tão importantes para os países em desenvolvimento. Nas sociedades em que a alfabetização é relativamente baixa e a leitura dos jornais é limitada, a televisão desempenha um papel crucial na circulação das ideias. A televisão tem influência enorme em países como o Brasil, onde ainda há forte tradição oral. Nosso trabalho sugere que os programas orientados para a cultura da população local têm o potencial de atingir uma grande quantidade de pessoas com muito baixo custo e, portanto, poderiam ser usados por políticos para transmitir mensagens sociais e econômicas importantes - sobre aids, educação, direitos das minorias etc. Estudos recentes feitos por psicólogos sociais realçam o papel dos meios de comunicação, rádio e telenovelas em particular, como uma ferramenta para a prevenção de conflitos. A nossa investigação sugere que esse instrumento funciona na formação das mais variadas políticas de desenvolvimento e deve ser aproveitado.