segunda-feira, 8 de junho de 2009

A lei e o Crime

Foi ao ar ontem o último episódio da primeira temporada e A Lei e o Crime. Pelo menos, assim anunciou a Rede Record. A série que começou com apenas 16 episódios planejados, com a boa audiência foi esticada e já fala em nova temporada.

Acho bom, depois de séries de única temporadas como Alice e Mandrake da tv fechada, ou as diversas séries da Globo que a gente nunca sabe até quando vai, pois não segue o mesmo padrão definido de temporadas, é interessante ver a Record tentando imitar o padrão americano. Infelizmente, é só tentando, pois a série ainda deixa muito a desejar, com um estilo muito mais perto de minissérie da Globo.

Não acompanhei todos os episódios, por isso, não sei dizer até que ponto houve barriga, ou a condusão da trama seguiu um nível crescente, mas é visível a melhora do primeiro para o último episódio. Os diálogos mais ágeis, a direção de cena mais madura, os personagens mais seguros. Fora o fechamento do ciclo. Uma coisa que irrita nos seriados americanos é a enrolação. Passa ano após ano e nada é explicado. Técnica para segurar a audiência, mas tem prazo de validade, né?

A melhor coisa do primeiro episódio de A Lei e o Crime foi o gancho final. O espectador foi acompanhando aquela história improvável de Nando, um vagabundo sustentado pelo sogro que se rebela contra a humilhação verbal do mesmo e o mata, fugindo para o morro. Em paralelo, vimos a história da socialite Catarina, que após a morte do pai em um assalto (assassinado pelo próprio Nando), resolve lutar contra o crime, tornando-se delegada de polícia. Tudo muito irreal, difícil de acreditar. Mas, aí a história pula no tempo e vemos a mesma Catarina em uma cadeira de rodas, dizendo que a um escritor que irá contar como ela foi parar em um tribunal, acusada da morte do marido e naquele estado. Quer mais suspense que isso? Qualquer um ficaria curioso.

A Lei e o Crime - CatarinaEntão, passam-se vinte episódios de lutar entre a Lei (representada por Catarina) e o Crime (representado por Nandinho), com situações diversas de corrupção dentro da polícia, na política e no morro. Até que chegamos ao último episódio. Catarina foi envolvida na morte de seu marido, todos os indícios levam a ela, apesar de sabermos não ter sido. Enquanto isso, Nandinho está se despedindo do morro, vai fugir com a família para o México. O episódio foi ágil, intercalando as duas situações. Muito tiro, na invasão do Cabeção, pela gangue de Nandinho. Muita tensão na delegacia, com a suspeita em cima de Catariana. Então, a vida dos dois volta a se cruzar.

A Lei e o Crime - Nandinho e bando do morroLacraia, apaixonada por Nandinho desde o início da série, e inconformada de vê-lo partir, resolve denunciar sua fuga para a polícia. Delegada e Romero (agente policial, cunhando de Nandinho) vão atrás do bandido. Muita troca de tiro depois, Catarina está baleada na coluna servical, caída no chão. Nandinho está desarmado e Romero aponta a arma para ele. Um momento também difícil de engolir. Afinal, Romero jurara vingança desde o primeiro episódio pela morte do pai, não ia ficar avisando à delegada os motivos, nem dizendo o que ia fazer. Ia atirar em Nandinho e pronto. Mas, a série precisava apontar para uma segunda temporada. Então, com a demora do agente, Catarina acaba atirando nele, impedindo que o mesmo mate o bandido. Resultado: Catarina em uma cadeira de rodas, respondendo a processo, Nandinho preso. A fala da delegada diz bem a intenção de futuro, quando fala que o advogado acredita na absolvição e os médicos na recuperação. Já Nandinho recebe uma carta de Lacraia falando de planos de fuga. Ou seja, final aberto a novas temporadas.

Para quem perdeu e ficou curioso, a Record tem um canal oficial no youtube, com todos os episódios.

Ou então, um resumo dos melhores momentos:

Nenhum comentário: