terça-feira, 23 de junho de 2009

Alma Gêmea no Vale a Pena Ver de Novo

Após a confusão com Senhora do Destino que quase saiu do ar por causa da Classificação Indicativa (vulgo censura), a Rede Globo desistiu de reprisar a novela Belíssima no Vale a Pena Ver de Novo. Assim, a escolhida para substituir a trama de Aguinaldo Silva é Alma Gêmea, sucesso do horário das 18hs em 2005. É possível que a escolha tenha a ver não apenas com o Ibope da mesma na época, mas com o sucesso que seu autor, Walcyr Carrasco vem conseguindo com a novela Caras e Bocas, do horário das 19hs.

Caras e Bocas Flávia Alessandra Malvino Salvador
Caras e Bocas caiu no gosto popular e vem se destacando por salvar o horário das 19hs, após vários fracassos. A trama de Dafne e Gabriel é bastante comum, mas o humor de Carrasco parece ter resgatado algo que estava perdido em algum lugar do passado e foi introduzido por Sílvio de Abreu, com a novela Guerra dos Sexos. O macaco pintor também vem tendo sucesso, criando situações inusitadas e boas risadas. Que venham outras, melhores ainda, pois esta ainda está longe de ser uma grande novela.

Alma Gêmea Luna Rafael e Serena
Diz a lenda que Alma Gêmea foi aprovada na Globo com apenas algumas palavras: Homem acredita que mestiça é a reencarnação de sua esposa morta e tentará reviver com ela esse grande amor. E isto resume bem não apenas a trama principal da novela, como o tema que atraiu o público para assistí-la. A idéia de uma alma gêmea convivendo por diversas vidas é romântica. Todos gostam de imaginá-la. O amor verdadeiro, eterno.

Luna e Rafael viveram esse amor, mas o prematuro assassinato da moça, fez de Rafael um homem sofrido, depressivo. Anos depois, surge Serena, uma mestiça que vivia em uma tribo distante e foi atraída para aquela cidade pela lembrança de uma rosa. A rosa branca que Rafael criou para Luna. Os dois terão que enfrentar as trapaças de Cristina para conseguir encontrar a felicidade. Mas, que ninguém confunda com uma novela Espírita. O próprio Carrasco fez questão de explicar que a trama era baseada em várias filosofias espiritualistas.



A trama possui várias divergências com a doutrina Espírita, começando pela idéia de alma gêmea da forma como é apresentada na novela (uma alma que se dividiu em duas em um determinado momento), passando pelo momento da reencarnação (já que Luna reencarna como Serena no momento do nascimento desta) e detalhes durante a história.

Uma situação estranha durante a novela foi o destino da personagem vivida por Bia Seidl. A irmã de Rafael foi rejeitada pelo público por amar o personagem de Angelo Antonio, que é casado com uma mulher doente. Assim ela teve que ser afastada da trama, e o Dr. Eduardo voltou para a esposa que melhorou aos poucos. Ela era, na verdade, uma médium sem controle, por isso acabou sucumbindo à obsessão, sendo tratada como louca.


Alma Gêma Priscila Fantin e Eduardo Moscovis
A novela Alma Gêmea possui uma trama central interessante e bem construída, além do núcleo de humor característico do autor. É uma boa novela, vale a pena rever, uma pena que seja ainda tão recente. A Globo insiste em não reprisar novelas mais antigas, fazendo com que histórias ainda frescas em nossa memória retornem antes que possamos sentir saudade.

Nenhum comentário: