quinta-feira, 23 de abril de 2009

Classificação indicativa

O Ministério Público já advertiu duas vezes e agora ameaça tirar do Vale a Pena Ver de Novo a novela Senhora do Destino. Tudo por causa da lei de classificação indicativa que vigora há dois anos no país. As vezes, acho que estamos regredindo, já que novelas com Tieta, Roque Santeiro e Vale Tudo já puderam transitar sem problemas no horário. A novela Dona Beija já foi exibida no horário da tarde na Manchete, além de filmes e séries americanas entrarem aos montes em nossos lares.

Não tenho nada contra a boa moral e os bons costumes. Pelo contrário, acredito que o conteúdo pode ser bom, sem ser apelativo. Porém, não gosto de hipocrisia. Senhora do Destino tem violência? Tem. Tem sexo e promiscuidade? Tem. Isso não seria indicado para crianças, é verdade. Mas, está aí à disposição delas, cabe aos pais educarem e decidirem o que seus filhos irão ver. O engraçado é que enquanto perseguem a trajetória da Anta Nordestina (como diz a vilã Nazaré), Os Simpsons é exibido na TV Globinho como se fosse um desenho infantil. Sarcasmo, sexo e violência fantasiados de desenho pode?

Senhora do Destino é uma novela que mostra violência e promiscuidade, mas que procura expor o outro lado, com personagem íntegros. A eterna luta do bem contra o mal, onde no final tudo acaba em festa. Maria do Carmo é uma mulher sofrida, batalhadora que vem do sertão nordestino com seus filhos, tem sua caçula roubada por uma mulher sem escrúpulos, tem um ex-marido miserável que tenta explorá-la, um filho que não vale nada, mas continua firme, acreditando na justiça e na honestidade. Sua história não é diferente de muitos brasileiros que têm que provar todos os dias que podem sobreviver.

Aguinaldo Silva procurou mostrar em sua novela diversos lados de uma mesma moeda. Quebrando preconceitos e demonstrando que mesmo uma pessoa de má índole como Reginaldo pode ter algo de bom. Tocou mais uma vez no assunto tabu do homossexualismo feminino e conseguiu aceitação com delicadeza. Uma sequência que sempre me lembro é uma que mostra a relação sexual de alguns casais heterossexuais que foram retratadas de forma crua, promíscua, e até mesmo violenta, para constrastar com uma cena das duas personagens deitadas na cama, tudo composto de maneira delicada, amorosa. Assim, o telespectador acaba simpatizando com esta relação, afinal de todas é a mais humana.

O grande furo da novela que foi massacrado pela mídia foi o cronológico. Já que pelas contas a história deveria se passar na década de oitenta. Autor e diretor preferiram esquecer esse detalhe fazendo uma trama atual e gerando muitas críticas. Para brincar com esse erro, Aguinaldo fez a escola de samba perder o carnaval por causa do enredo confuso da vida de Maria do Carmo.

Assim, grandes novelas são impedidas de serem reprisadas, ou então, sofrem verdadeiras mutilações, como foi com Mulheres Apaixonadas que tirou mesmo as cenas mais simples como a briga de Clara e Paulinha na piscina do colégio. Senhora do Destino foi um grande sucesso do horário nobre, o último melhor Ibope da faixa e tem tido uma boa aceitação em sua reprise. Tirá-la do ar seria uma lástima para os fãs da novela.

Nenhum comentário: