sexta-feira, 3 de abril de 2009

Padecendo no Paraíso

Quem muito fala dá bom dia a cavalo, já dizia o dito popular. Antes da estreia de Paraíso, Benedito Ruy Barbosa soltou farpas para todos os lados, inclusive criticando a novela Negócio da China que estava com o pior Ibope de toda a história no horário (17 pontos). Com a estreia da novela de Benedito e o Ibope estacionado nos 20 pontos, ele disse que a culpa era de Malhação que entregava com uma audiência muito baixa. Por fim, Paraíso tem dado 16 pontos em média, tendo conseguido atingir esta semana apenas 15 pontos em alguns momentos. O fato deixou todos com cabelo em pé na emissora. Alguns engraçadinhos já estão propondo a mudança do nome para Inferno. "Paraíso" estreou com 25 pontos de média e já registra, portanto, uma queda de 40% no ibope, ou 4 em cada 10 telespectadores. Não quero aqui ficar chutando cachorro morto, até porque a novela não é ruim, mas isso serve de lição para Benedito Ruy Barbosa pensar melhor antes de falar dos outros.


Falando da novela, há ingredientes atraentes na trama, o texto poético de Benedito com o clima rural, a prosa, a viola, o romance ingênuo. O humor inteligente das cidadezinhas do interior. Uma história envolvente. Um elenco afinado, com grandes nomes como Cássia Kiss, Reginaldo Farias, Mauro Mendonça. Enfim, um bom programa para o início da noite. Porém, alguns problemas também são fáceis de apontar.


Em primeiro lugar, a Globo tem que se conscientizar de que novela não dá mais a audiência absoluta de antes. As televisões abertas têm investido bastante, os canais pagos estão cada vez mais frequentes nas casas dos brasileiros e a internet mudou a forma de ver televisão. Muita gente trabalha e assiste o capítulo depois no youtube, myspace ou mesmo no portal Globo.com. Isso é fato.


Além do mais, Paraíso não trouxe nada de novo. Tirando o fato de ser um remake de uma novela de 1982, ela traz em sua trama aspectos muito parecidos com as demais de Benedito Ruy Barbosa (Pantanal, Cabocla, Sinhá Moça e Renascer principalmente). Fora a questão da Santinha que lembra muito a recente Desejo Proibido. O público desse horário já demonstrou cansaço em relação a esses temas.

O horário das 18h vem com dificuldades há muito tempo, apenas Walcyr Carrasco conseguiu sucesso com suas tramas ligadas ao espiritualismo. Talvez, seja um indício para a emissora investir mais nesse tema. Afinal, uma das novelas mais lembradas, já reprisada três vezes com sucesso foi A Viagem, de Ivani Ribeiro.

Nenhum comentário: