segunda-feira, 13 de abril de 2009

Dona Beija

Em 1982, a Rede Globo comprava os direitos da história de Ana Jacinta de São José, personagem real do Brasil Império e pretendia fazer uma minissérie. Porém, achou que seria muito gasto e desistiu do projeto. Provavelmente se arrependeu ao ver que em 1986, a Rede Manchete dava sua última cartada para conseguir sobreviver a crise em que se encontrava, lançando a novela Dona Beija, com Maitê Proença no papel principal. A princípio, a atriz convidada para ser a protagonista foi Bruna Lombardi, já que Maitê era atriz da Globo, mas com a recusa da primeira, a Manchete resolveu sondar a atriz que aceitou, deixando para traz o papel de Simone, no remake de Selva de Pedra, interpretada por Fernanda Torres.

Nem a Manchete, nem Maitê Proença se arrependeram. Dona Beija foi o maior sucesso da emissora, sendo vendida e aceita em diversos países e gerando até hoje comentários e matérias para a carreira da atriz. É considerada a segunda novela de maior sucesso internacional (perdendo apenas para Escrava Isaura), foi a primeira e única novela a ser comercializada para o público final (em fitas VHS) e hoje, volta ao SBT, ajudando o Ibope da emissora a subir. Não tanto quanto Pantanal, mas o horário também não é dos melhores, já que a trama só começa após o capítulo de Revelação, novela original do SBT, escrita pela esposa de Sílvio Santos, Íris Abravanel.

Sílvio Santos fez mistério, anunciou Ana Raio e Zé Trovão, mas acabou surpreendendo a todos com a trama de Araxá, ainda mais em um tempo onde a faixa indicativa costuma geral problemas. E tão rápido foi a divulgação da reprise, atores já começaram a protestar. Maitê Proença tomou um susto e teme pela super exposição de suas cenas de nudez. Gracindo Júnior já contactou advogado e quer unir artistas para tirar a novela do ar. Burburinhos a parte, a novela é gostosa de se ver. Apesar do alarde sobre as péssimas condições das fitas, a imagem está reazoavelmente boa. Limpa, sem chiados e com um colorido não desbotado.

É interessante rever atores esquecidos, falecidos e a mudança de linguagem. Além, claro, da trama em si que conta a história de Ana Jacinta que é sequestrada pelo ouvidor Mota e tem que usar de sua beleza para subir na vida e conquistar sua liberdade. Apaixonada por Antonio, que apesar de amá-la não consegue vencer o preconceito e lutar por ela, Beija passa a sua vida tentando se vingar do único homem que desejou. Paralelo a isso, ela abre a chácara de Araxá, um bordel de luxo, e procura um diamante raro que a tornará a mulher mais rica do país.

Agora é torcer para que os atores se entendam com Sílvio Santos, que a audiência aumente e que possamos curtir uma das melhores obras da teledramaturgia brasileira.

Nenhum comentário: