quinta-feira, 18 de junho de 2009

Vende-se um véu de noiva

Mal acabou Revelação, Íris Abravanel emplaca sua segunda novela: Vende-se um véu de noiva. Trata-se uma adaptação da radionovela de Janete Clair (a Nossa Senhora das Oito). Com as polêmicas de sempre, Sílvio Santos investiu na propaganda da estreia, colocando inclusive César Filho em um texto surreal: "melhor do que a da Record e melhor do que a da Globo..." O engraçado da história é que Janete Clair era exatamente a arma da Rede Globo contra a TV Tupi, líder da época. Mas, polêmicas a parte, a novela ficou em 4º lugar na audiência de estreia e terá que sofrer muito para conquistar seu lugar.



Janete Clair é, sem dúvidas, o maior fenômeno da teledramaturgia brasileira. Suas novelas eram sinônimo de sucesso, chegando um capítulo de Selva de Pedra (quanto Simone é desmascarada) a atingir 100% de audiência. Os tempos eram outros, mas seu talento não pode ser posto em dúvida. O fato, no entanto, é que todos os seus remakes (a excessão da própria Selva de Pedra, feita do seu viúvo Dias Gomes), foram fracassos de audiência. Então, é difícil esperar que o SBT consiga a façanha de superar a Record que já vem com um trabalho consistente no ramo.


De qualquer maneira, as primeiras imagens surpreenderam. Sílvio Santos investiu na produção da novela, o que ajuda o público a comprar a ideia de uma boa trama. Até a abertura, em termos de criação, ficou meio ingênua (com coisa literais demais como a música falando de pegadas na areia e a moça colocando o pé na areia da praia), mas tem um 3D muito bem feito, com as situações do fundo do mar. O site também está muito melhor do que os anteriores, melhor até que os da Record, tendo inclusive um blog oficial de Íris Abravanel.

A trama é de amor, como a maioria das novelas de Janete Clair. "A história tem início com o romance de Rubens Baronese e Maria Célia, que está grávida. Às vésperas do nascimento do primeiro filho do casal, Eunice, prima de Maria Célia, entra na vida do jovem casal, ameaçando a harmonia da família. Após dar à luz, Maria Célia morre e o corpo do recém-nascido desaparece. Viúvo e desconsolado diante da tragédia, Rubens e Eunice se casam. Gustavo Baronese é fruto da união dos dois."

"Passados 28 anos, um golpe do destino aproxima Gustavo Baronese e Eliana Vilela, filha do maior inimigo de Eunice. Apaixonado pela delicadeza e sensibilidade de Eliana, Gustavo não percebe que a moça é o grande amor de Daniel Vilela, filho de Maria Célia dado como morto, e irmão de Gustavo por parte de pai. Por conta do revés, uma batalha é travada entre os irmãos, que vão disputar o amor da mesma mulher e a posse da Ilha do Profeta."



QUEM É QUEM

Rubens Baronese (Nando Rodrigues) - Rico, bonito, inteligente e culto. Pai de Gustavo e casado com Eunice. Na segunda fase da trama, o personagem é interpretado por Zécarlos Machado.

Maria Célia Baronese (Thaís Pacholek) - Primeira mulher de Rubens Baronese. É bonita, sensível, ingênua e crédula. Muito apaixonada por arte, é excelente pintora.

Eunice Baronese (Samantha Dalsoglio/Elaine Cristina) - Prima de Maria Célia. Vaidosa, maquiavélica e astuta. Uma manipuladora de primeira categoria. Mãe de Gustavo Baronese.

Gustavo Baronese (Daniel Alvim) - Filho único de Rubens e Eunice. Bonito, charmoso, sonhador, justiceiro e amoroso. Gustavo e Marize Franco namoram há anos e todos esperam o casamento dos dois.

Fabrício Vilela (Elan Lima/Roberto Lopes) - Casado com Rita, é pai de Eliana. Adotou secretamente Daniel. Íntegro, corajoso e leal. Um pai dedicado.

Rita Vilela (Wanessa Morgado/Tânia Bondezan) - Católica fervorosa, Rita é muito preocupada com a família. Adora a filha Eliana e sempre foi apaixonada por Fabrício.

Eliana Vilela (Dayenne Mesquita) - Filha de Fabrício e Rita. É uma garota simples e trabalhadora. Linda, elegante, simples, amiga e educada. Noiva de Mário.

Daniel Vilela (Jiddu Pinheiro) - Irmão de Eliana. Muito talentoso, um artista nato. Ansioso, direto, controlador e ciumento. Esconde dentro de si um amor impossível pela irmã.

Homero Reis (Marcos Winter) - Advogado, ganancioso, inescrupuloso. É capaz de burlar regras e pisar em quem precisar para alcançar seus objetivos.

Ulisses Jamba (Marcelo Batista/Bukassa Kabengele) - Filho de moçambiquenses,
segue muitos costumes de Moçambique. Leal, íntegro, corajoso e nobre. Líder da cooperativa dos pescadores.

Irani Jamba (Cristina Rio Branco/Renata Zhaneta) - Caiçara de espírito livre. Desde mocinha, Irani não era de seguir convenções. Alegre, espevitada e autêntica. Apaixonou-se por Ulisses.

Nenhum comentário: