terça-feira, 16 de junho de 2009

A Nossa Dama de Ouro

A Justiceira - Capa DVDFinalmente, a SomLivre lançou em DVD uma das melhores séries de ação produzidas pela Rede Globo: A Justiceira. Trazendo Malu Mader no papel de uma espécie de Kate Marrone tupiniquim, a série narrava a história da policial Diana Maciek, que após matar seu colega por acidente, resolve abandonar a polícia. Porém, cinco anos depois, o seu marido, que é toxicomaníaco, entrega o filho do casal a um grupo de traficantes. É então, que Diana se junta a um grupo secreto de combate ao crime, em troca deste localizar seu filho. O grupo, coordenado pelo juiz Salomão e chefiado por Augusta, tem como missão fazer justiça, desde casos de roubo até espionagem. Dá-se início, então, a uma jornada eletrizante de doze episódios.

A Globo investiu no formato, a começar pela produção. Todos os episódios foram filmados em película, coisa pouco comum na televisão. O que deu uma melhoria sensível na imagem, dando a sensação de produto importado. Tanto, que a Daniel Filho foi para Nova York para fazer a finalização de áudio, vários efeitos como tiro e soco, foram refeitos por lá. O diretor também estudou as técnicas de produção e edição, para que o nível fosse o melhor possível. Até os dublês foram norte-americanos.

No seu livro, Circo Eletrônico, Daniel Filho fala:
"A Justiceira era um seriado oportuno, mas nada mais do que uma imitação de similares americanos. Na verdade eu queria ver se nós já sabíamos fazer um bom policial. Usando o processo de decupagem de ferro, storyboard, profissionais estrangeiros de efeitos especiais e dublês de ação, acredito que tenhamos conseguido executar cenas bastante parecidas com os policiais que as pessoas estavam acostumadas a ver na televisão, usando quase os mesmos truques. Foi um papel carbono, muito divertido!".

A Justiceira - Malu Mader
A cada episódio, a série narrava uma história de combate ao crime, sem perder o foco de Diana na procura do seu filho. Mesmo assim, antes do último episódio, onde finalmente o encontra e liberta, a Globo reprisou o primeiro episódio para que o público acompanhasse melhor o desenlace. A Justiceira ia ao ar toda quarta-feira.

Um detalhe é que a série estava prevista para 32 episódios, mas Malu Mader ficou grávida e tiveram que encurtar a história. Apesar do sucesso de audiência, a série foi classificada como violenta e o alto custo de produção não permitiu uma continuação.

Episódios
* Preço da vida – 9/04/1997
* Cinzas no planalto – 16/04/1997
* Filho da Madona – 23/04/1997
* O navio luminoso – 30/04/1997
* Viagem ao inferno – 07/05/1997
* Eternos diamantes – 14/05/1997
* Mesmo que seja eu – 21/05/1997
* Filha única – 28/05/1997
* Criador e criatura – 04/06/1997
* Balas pedidas – 11/06/1997
* Trem de prata – 18/06/1997
* Preço da vida – 25/06/1997 (reapresentação do primeiro capítulo)
* Viver por viver – 02/07/1997

Elenco
* Malu Mader .... Diana Maciek
* Nívea Maria .... Augusta
* Leonardo Bricio .... Beto
* Anselmo Vasconcelos .... Paco
* Lui Mendes .... Diego
* Danielle Winits .... Marlene
* Daniel Filho .... juiz Salomão

Nenhum comentário: