terça-feira, 8 de setembro de 2009

Deus ex-machina em Caminho das Índias

Caminho das Indias trianguloNo teatro grego antigo, quando a tragédia chegava a um ponto chave, onde a narrativa emperrava, um Deus descia em uma máquina e resolvia o problema. Assim, tornou-se comum chamar de “Deus ex-machina” uma resolução no roteiro que não flui de maneira coerente, por vezes, inverossímil, vendo-se nitidamente o dedo do roteirista naquele desfecho.

Podemos explicar melhor o conceito com diversos exemplos da novela Caminho das Índias em sua reta final. Parece que Glória Perez perdeu um pouco de sua criatividade tão peculiar e forçou os finais empurrando soluções mirabolantes e sem coerência. O exemplo mais gritante é o drama do triângulo amoroso principal. Há controvérsias inclusive se existe um triângulo, já que Bahuan perdeu todo o seu sentido naquela história no momento em que Raj e Maya se casaram e se apaixonaram.

Provavelmente viveriam felizes até o fim dos tempos, com Maya escondendo seu segredo da mesma forma que fez Laksmi. Não tinha como, nem porque a cena de hoje acontecer. Maya teve seu filho “prematuro” na vila de sua família, nada foi alardeado, a família Ananda acreditou em tudo, como é que o pai de Shivani descobriu o segredo e Pandit tão esperto nem desconfiou? Mesmo que soubessem que Maya teve um filho trocado, como saber ser de Bahuan, se apenas o casal sabia de todos os pormenores? Nem mesmo Shankar sabia da gravidez da indiana. Maya só contou que não casou virgem para Kochi, Deva e Raj. É completamente sem nexo, a família Shivani descobrir o segredo.

Ainda que compremos a idéia, falar com o noivo já não era suficiente? Pra que mexer no que está quieto? Se não fosse a mãe de Shivani desenterrando essa história, ninguém jamais saberia. Não contente em falar com Bahuan, ela marca encontro com Maya, conversar com Suhia sem saber (outra incoerência já que Maya esteve em sua casa com Raj) e continua insistindo ao marcar um encontro entre Maya e Bahuan. Alguém explica por quê? Para piorar, os dois saem juntos e Raj vê o ex-casal conversando. Só aí, Maya confessa tudo. Are baba, é muito forçado.

Caminho das Índias, final alternativoAgora é esperar para conferir se tudo isso acaba em festa, com Maya perdoada pela família Ananda, o Dalit casado com a milionária e, claro, muita dança. Se bem, que tem a possibilidade dessa foto virar realidade, hehehe. Na verdade, foi um ensaio fotográfico de brincadeira, que está no blog da atriz Juliana Paes, onde Raj e Bahuan ficariam juntos, deixando Maya sozinha.

Nenhum comentário: