quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Conta, mas não mostra

Uma polêmica foi criada nos bastidores da Rede Globo após o final de A Favorita: o que deve ser contado a imprensa? O autor João Emanuel Carneiro teria ficado irritado com a divulgação do final da novela e pedido uma CPI para descobrir quem havia vazado a informação. “Nunca mais na minha vida vou dar nenhuma notícia para o jornal O DIA e vou tratar também para que a empresa (TV Globo) não mais se relacione com esse jornal por ter publicado isso”. Teria dito o autor.

A divulgação de spoilers é sempre uma polêmica, mas algo totalmente natural em televisão que todo domingo divulga o resumo dos capítulos. Ao contrário do público de cinema, o telespectador gosta de saber com antecedência o que irá acontecer no capítulo do dia, é uma forma de se preparar, saber se aquele será mais importante e se precisa ter mais atenção. Isso não estraga a surpresa, pelo contrário, aguça a curiosidade de como será. Saber que vai acontecer é uma coisa, ver acontecendo é outra totalmente diferente. Por isso, Manoel Carlos não se importa nem um pouco com isso, sempre divulga o que vai acontecer em suas novelas. Já Aguinaldo Silva chegou ao extremo de divulgar os capítulos de Duas Caras em seu blog e isso até aumentou o Ibope.

Claro que o último capítulo é sempre mais polêmico, principalmente quando se tem um mistério do tipo: "quem matou?" Nesses casos, vários finais são escritos e gravados para que a surpresa chegue ao público de forma inédita. Nem assim, as especulações param. E no caso de novelas, elas estão cada vez maiores. Existem revistas no mercado que vivem exclusivamente disso: Conta Mais, Minha novela, Só novelas... É impressionante a quantidade de matérias falsas sobre as tramas. Fazer um exercício de comparar o que está nas capas dessas revistas com o que acontece nas telas traz sempre um espanto. Eles inventam mesmo e isso vende mais revista.

Agora, o caso de Carneiro e A Favorita é mais delicado, já que o Jornal O Dia publicou o final da novela (Lara atirava em Flora e esta acabava presa dizendo ser Donatela) através de uma informação que vazou da Globo. Isso o irritou. Tem o direito, apesar de que essa informação não mudou em nada o acompanhamento da trama. Nem era um mistério. Saber como Flora iria terminar era apenas mais uma constatação de que ela seria punida, nada de tão espantoso que merecesse sigilo. Muito mais interessante foi descobrir que Flora era a assassina no capítulo 56 da novela, e nisso ele conseguiu manter sigilo, apesar de divulgar amplamente que aquele capítulo traria a revelação de quem matou Marcelo e isso faria com que a novela desse uma virada.

O fato é que novela é pra ser entretenimento diário, leve, e para isso, as pessoas gostam de acompanhar o que vai acontecer hoje e sempre. Nem Carneiro, nem ninguém irá mudar isso. E viva aos resumos de novelas.

Nenhum comentário: