quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Eterno casal

Em 1963, a TV Excelsior exibia a primeira novela diária da história da teledramaturgia brasileira: 2-5499 Ocupado. A história de uma presidiária que trabalhava como telefonista do presídio e conhece seu par romântico pelo telefone quando ele se apaixona por sua voz, sem saber mais nada sobre ela. Quem interpretava o casal? Tarcísio Meira e Glória Menezes, casados na vida real, a dupla fez diversas novelas como par romântico e se tornou o maior ícone da televisão brasileira. Tiveram diversos trabalhos separados, também, claro. Porém, sempre que estavam em cena juntos, o público se acostumou a vê-los como um casal. Foi assim, que após 197 capítulos separados, João Emanuel Carneiro não resistiu e juntou Dona Irene e Copola no final de A Favorita. Está certo que Copola estava fadado a amar Irene durante toda a vida, mas começou a novela casado com outra mulher. Irene, também casada, tentou resistir as investidas do antigo namorado, mesmo depois de ficar viúva. Porém, no final, não houve como resistir a tantos apelos e a história de Tarcísio e Glória falou mais alto, mantendo a tradição.



O único autor que teve a coragem de separá-los, mesmo os tendo no mesmo elenco foi Sílvio de Abreu em Guerra dos Sexos. Roberta e Felipe começaram a novela brigando feito cães e gatos, o que dava uma leve suposição de que era amor reprimido. Chegaram a ter um romance no meio da novela, mas como a trama das 19hs de 1983 tinha sido feita para quebrar tabus, Felipe terminou a novela com Carolina (Lucélia Santos) e Roberta nos braços do jovem Nando (Mário Gomes). O que para muitos foi quase uma heresia.

A verdade é que Tarcísio e Glória são patrimônio nacional e é bom para o público ver a comprovação de que um amor pode resistir ao tempo e se tornar eterno, tal qual os melhores folhetins.



Novelas em que atuaram juntos:
2-5499 Ocupado - 1963
A Deusa Vencida - 1965
O Grande Segredo - 1967
Sangue e Areia - 1967
Rosa Rebelde - 1969
Irmãos Coragem - 1970
O homem que deve morrer - 1971
Cavalo de Aço - 1973
O semideus - 1973
Guerra dos Sexos - 1983
Torre de Babel - 1998
Páginas da Vida - 2006
A Favorita - 2008

Nenhum comentário: