segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

A vez de Glória Perez

Seguindo o rodízio de autores do horário nobre, chegou a vez de Glória Perez. Única autora que resiste a nova estrutura de escrever novelas (com time de colaborares), mantendo apenas para si a responsabilidade de mais de duzentos capítulos, sempre busca assuntos incomuns, com muito romance proibido e merchandising social. Foi assim que deu vida a dor das mulheres da candelária em Explode Coração, falou de drogas em O Clone ou Cleptomania em América. Com Caminho das Índias, Glória Perez trará todo o universo de uma cultura bastante específica, onde a religião é ligada à organização da sociedade e possui um fascínio por sua sensualidade. Além disso, irá tocar em um assunto delicado e bastante controvérsio: esquizofrenia e a lei anti-manicomial, para isso fez bastante pesquisa de campo.

Glória Perez começou sua carreira como colaboradora de Janete Clair (a maga das oito) e mantem o estilo do folhetim clássico, com muita fantasia, mas sempre buscando falar de inovações tecnológicas e científicas, a exemplo da abordagem sobre clones humanos ou barriga de aluguel. Talvez, por isso, tenha uma legião de fãs tão afoitos a ponto de torná-la recorde de audiência no horário nobre. E Caminho das Índias chega com muita expectativa. Resta acompanhar para ver onde a trama irá nos levar.

Chamada da novela


Uma inovação que vem acontecendo nos sites das novelas da Globo é o diário de bordo, com detalhes de produção, gravação e furos de reportagens. Caminho das Índias já está com um material bem recheado para aqueles que querem conhecer mais da novela e do país que está sendo retratado na trama. Além disso, o blog da autora traz inúmeras referências, além de entrevistas feitas por e-mail que ela coloca na íntegra após a publicação da mesma. Algo interessante, já que os jornais e revistas normalmente editam as matérias.

Trabalhos:

Novela - colaboradora
Eu Prometo (1983) - última novela de Janete Clair, que faleceu antes de terminá-la, Glória finalizou com a ajuda de Dias Gomes, viúvo da autora.

Novelas - Autora:
Partido Alto (1984)
Carmem (1987)
Barriga de Aluguel (1990)
De Corpo e Alma (1992)
Explode Coração (1995)
Pecado Capital (1998) - remake
O Clone (2001)
América (2005)
Caminho das Índias (2009)

Minisséries
Desejo (1990)
Hilda Furacão (1998)
Amazônia (2007)

Séries:
A Diarista (2003) - Autora - episódio piloto
Mulher (1998) - co-autora

Nenhum comentário: