terça-feira, 2 de junho de 2009

Elas cantam Roberto

elas cantam robertoRoberto Carlos pode ser considerado cafona para muitos, mas faz parte da trilha sonora da vida de todos. Até mesmo daquela senhora que falou demais no final de um capítulo de Páginas da Vida. Brincadeiras a parte, o Rei completou 50 anos de carreira e ganhou de presente um show com grande cantoras brasileiras interpretando musicas de sua autoria. O show virou um especial da Rede Globo no dia 31 de maio, e deverá sair em DVD em breve.

Daniela Mercury Wanderleia elas cantam robertoO especial foi bom, pois como já disse, as músicas de Roberto Carlos fazem a trilha sonora de nossa vida, porém poderia ser melhor. A começar, não entendi a ausência de Maria Bethânia. Cantora baiana de sucesso absoluto, admiradora declarada de Roberto, chegou a gravar um CD em 1993 com músicas do mesmo. Ouvi outras pessoas falando também de Gal Costa, Simone ou Marisa Monte, mas não se pode reunir todas as divas em um mesmo palco. Agora, algumas estavam em um mal momento, como Sandy, que cantando As canções que você fez pra mim parecia mais esganiçada, com um tom errado, não sei. A apresentação da moça, que tem uma bela voz, não foi boa. Talvez a música não tenha sido a mais feliz. Já Daniela Mercury e Wanderléia em dueto foi pior que Maria Bethânia e Gal Costa cantando Exotérico no show dos Doces Bárbaros. Uma para cada lado, parecia não terem ensaiado, estranho.

Marília Pêra elas cantam robertoFalando das boas coisas, Marília Pêra interpretou 120... 150... 200... km por Hora de uma maneira surpreendente. Que a atriz canta, não é novidade, já que fez espetáculos musicais como Elas por Ela, único que tive a oportunidade de ver. Agora a música é difícil e ela conseguiu dominar o palco e levantar a platéia. Talvez tenha exagerado no tom do meio para o final, pois ficou tudo muito dramático. Mas, enfim, foi a interpretação dela.

Ivete Sangalo elas cantam robertoAgora, a Rede Globo surpreende para o bem e para mal, sempre. A edição foi infeliz. Amo Ivete Sangalo, podem me xingar os puristas, sou fã mesmo de acompanhar e ir a shows. Prefiro ela cantando músicas intimistas, como suas participações em Um Barzinho, Um Violão, e as duas músicas que cantou de Roberto foram lindas. Mas, colocar a cantora abrindo e fechando o especial, cantando duas músicas, enquanto algumas nem tiveram chance de aparecer, e Daniela e Wanderléia apareceram apenas no dueto, foi muito tendencioso. Tá bom, ela é a estrela do momento, é praticamente contratada da Rede, mas, tinha muita gente boa ali, que ficou de fora do especial.

Em contra-partida, eles deixaram Hebe Camargo. Isso, realmente me surpreendeu, já que a Globo não costuma colocar estrelas de outras emissoras. A apresentadora do SBT esqueceu o protocolo da Rede concorrente e cantou muito bem a música Você não sabe. Poucos sabem, mas Hebe começou a carreira como cantora, tem vários discos gravados. Ela estava escalada para cantar o Hino da televisão na abertura da TV Tupi em 1950, mas acabou não podendo comparecer e foi substituída por Lolita Rodrigues.

Ao final, Roberto Carlos subiu ao palco para cantar Emoções e depois ouvir a declaração de amor de 19 mulheres cantando Como É Grande O Meu Amor Por Você. Agora é esperar pelo DVD com o show na íntegra.

No youtube, a música É preciso saber viver, que ficou fora do especial da Globo e sintetiza a mensagem do momento:


Repertório completo do show:
1- Você Não Sabe - Hebe
2- Canzone per Te - Luiza Possi e Zizi Possi
3- Proposta - Zizi Possi
4- Sua Estupidez - Alcione
5- Desabafo - Fafá de Belém
6- À Distância - Celine Imbert
7- Se Você Pensa - Daniela Mercury
8- Esqueça - Daniela Mercury e Wanderléa
9- Você Vai Ser O Meu Escândalo - Wanderléa
10- Nossa Canção - Rosemary
11- Todos Estão Surdos - Fernanda Abreu
12- As Curvas da Estrada de Santos - Paula Toller
13- 120... 150... 200... km por Hora - Marília Pêra
14- Como Dois e Dois - Marina Lima
15- As Canções que Você Fez pra Mim - Sandy
16- Só Você Não Sabe – Mart´nália
17- Do Fundo do Meu Coração - Adriana Calcanhotto
18- Falando Sério - Claudia Leitte
19- Não se Esqueça de Mim - Nana Caymmi
20- Força Estranha - Ana Carolina
21- Os Botões da Blusa - Ivete Sangalo
22- Olha - Ivete Sangalo
23- Emoções - Roberto Carlos
24- Como É Grande O Meu Amor Por Você - Roberto Carlos e Divas
25- É Preciso Saber Viver - Roberto Carlos e Divas

2 comentários:

Nobre disse...

diga-se de passagem, querida amanda, o hino da televisão é uma pérola das coisas horrendas produzidas no cancioneiro hinístico brasileiro... huahaau!

naquelas entrevistas memoráveis do Jô em que ele reunia Lolita, Hebe e a saudosa Nair Belo, a própria Rodrigues mal conseguia dar prosseguimento ao Hino de tão horroso que ele era e, por isso, não conseguia parar de rir.

huahauahaa

quer ler a letra?

Hino da Televisão

Vingou como tudo vinga
no teu chão, Piratininga
A cruz que Anchieta plantou!
Pois, dir-se-á que ela hoje acena
Por uma altíssima antena
Em que o Cruzeiro pousou.
E te dá, num amuleto,
O vermelho, branco e preto
Das contas do teu colar.
E te mostra num espelho,
O preto, branco e vermelho,
Das penas do teu tocar.



huhaaua! eu tentei dar uma melodia cantando, mas confesso que não consegui porque eu ria pacas!

bem coisa de protocolos oficiais e harmoniosos de um momento de glamour que nem foi esse acontecimento.

abs

nobrezito

Amanda Aouad disse...

Tô rindo até agora, Nobre... hehehe. Realmente, muito feio. Lembro de uma entrevista com a Hebe em que ela fala que o hino era uma coisa horrorosa que só a Lolita conseguia lembrar...