sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A volta de Ti Ti Ti

Ti Ti Ti_Reginaldo Farias Luis GustavoSucesso dos anos 80, a novela Ti Ti Ti escrita por Cassiano Gabus Mendes está de volta. Não se trata de uma reprise no Vale a Pena Ver de Novo, mas de um remake escrito por Maria Adelaide Amaral, que por anos foi colaboradora de Cassiano e está de volta às novelas após dedicar-se apenas a minisséries.

A trama gira em torno da guerra entre dois costureiros: Victor Valentin e Jacques Leclair, codinomes de Ariclenes Almeida e André Spina, personagens de Luiz Gustavo e Reginaldo Faria respectivamente. O sucesso da novela foi grande e é relembrado até hoje. Destaque para Malu Mader, em seu primeiro papel de destaque, fazendo par romântico com Cássio Gabus Mendes, filho do autor que estará no remake com o antigo personagem de Luís Gustavo, pai de seu personagem original e tio na vida real. A festa em família se completa com a presença de Tato Gabus Mendes, ainda sem personagem, Maria Adelaide já declarou que o quer na novela.

A trama deve substituir Bom Dia, Frankenstein, que por sua vez substituirá Caras&Bocas. E já gera expectativas, apesar de remakes são serem bem vistos pelo público. Talvez o sucesso de Paraíso tenha encorajado a Globo a investir no projeto. Eu preferia rever a trama original, mas torço para que Maria Adelaide consiga êxito em sua volta.

Suas minisséries foram um marco na trajetória da emissora, criando um produto híbrido, mais longo e uma obra aberta, ao contrário das anteriores que já estavam totalmente gravadas ao estrear e não passavam de 30 capítulos. Algumas foram muito boas como A Muralha, A casa das sete mulheres e Um só coração. Outras apesar de boas, foram fracasso de audiência como Os Maias. Mas, o formato se desgastou um pouco, JK já foi cansativo demais, e ela arriscou novamente com uma minissérie nos antigos formatos dos anos 80 (Queridos Amigos), voltando a ser sucesso. As telenovelas brasileiras estão precisando de um novo fôlego.

Quanto a Ti Ti Ti, para quem não conhece, ou não se lembra, a novela foi uma das maiores audiências do horário, com um grande elenco, a exemplo de Nathália Timberg , Zé de Abreu e Beth Gofman. O nome Ariclenes é uma alusão ao ator Lima Duarte, cujo nome verdadeiro é este. Outra curiosidade é que o cantor e compositor Roberto Carlos criou uma canção chamada A atriz, especialmente para Myrian Rios, sua mulher na época, por se sentir enciumado com as cenas dela com o ator Paulo Castelli. A canção não fazia parte da trilha sonora da novela.



O grande destaque, no entanto, ficou mesmo por conta da abertura feita por Hans Donner. O processo de criação das roupas feito por objetos que se movimentavam sozinhos impressionou principalmente pela época, sendo considerada até hoje uma das melhores aberturas de novelas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Não há como comparar. Tanto o elenco como a trama foram, em 1985, bem superiores. A primeira versão era leve, engraçada. Era uma verdadeira comédia. A história preservava os valores do respeito aos pais. Essa versão de agora não dá para engulir.

Anônimo disse...

eu adoro a nova versao
porem acredito que autora deveria respeita mas, a personagem da grande diva malu mader que tem um papel muito pequeno na trama
ela com todo o seu talento merece muito mais!!!!

Amanda Aouad disse...

Bom, Anônimos, fiz esse post muito antes da estreia da novela, como podem perceber. Concordo que Maria Adelaide Amaral está fazendo uma novela boa. Acho que vou fazer um post sobre isso. E Malu está mesmo secundária, poderia ter mais destaque.