quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Lídia Brondi

Há exatos 49 anos nascia Lídia Brondi Resende, a nossa Greta Garbo, que no auge da fama, abandonou a carreira, tornando-se um verdadeiro mito da teledramaturgia brasileira. Fãs lembram da atriz com carinho até hoje, basta observar as diversas comunidades no orkut, ou vídeos no youtube. Sua última novela foi Meu Bem, Meu Mal, onde fazia a suburbana Fernanda Castro.

Lídia começou a carreira em 1975, em um especial da Educativa, indo para Rede Globo em 1978, na novela O Grito. Seu primeiro papel de destaque foi em Dancin´Days como a Verinha. Lídia Brondi virou simbolo sexual, tendo posado duas vezes na Playboy e feito filmes como Beijo no Asfalto e Perdoa-me por me traíres.

Em 1985 ela atua em Roque Santeiro, como a filha do Sinhozinho Malta, Tânia, uma menina de personalidade forte que se apaixona pelo padre Albano. O casal não fica junto no final, mas rendeu boas cenas juntos. Mas seu papel inesquecível é mesmo a Solange Duprat de Vale Tudo. A jornalista batalhadora, ética, bem resolvida e indepentende conquistou homens e mulheres que se espelhavam na personagem já que as protagonistas eram extremos muitos distantes. Enquanto Raquel era o poço de honestidade chegando a ficar chata, Maria de Fátima era a vilã trambiqueira. A classe de Simone fez com que o público se identificasse e gostasse dela, tornando personagem e atriz inesquecíveis.

Lídia ainda atuou como Leonora em Tieta, a prostituta que se finge enteada da protagonista e se apaixona pelo prefeito certinho, Ascânio. E como a batalhadora Fernanda de Meu Bem, Meu Mal. Após a novela, a atriz não quis mais saber da vida artística, estudando psicologia e vivendo totalmente longe das câmeras. Continua, no entanto, casada com o ator Cássio Gabus Mendes com quem contracenou em Vale Tudo (o Afonso) e em Meu Bem Meu Mal (o Doca, falso Eduardo Costa Brava).



Atuações na televisão:
* 1975 - O Grito .... Estela
* 1975 - Márcia e Seus Problemas (TV Educativa)
* 1976 - O Feijão e o Sonho .... Irene Campos Lara
* 1977 - Espelho Mágico .... Beatriz
* 1977 - À Sombra dos Laranjais .... Lúcia Alvarez
* 1978 - Dancin' Days .... Vera Lúcia
* 1978 - Ciranda cirandinha ....
* 1979 - Os Gigantes .... Renata
* 1981 - Baila Comigo .... Mira Maia (Semíramis)
* 1982 - Final Feliz .... Suzy Brandão
* 1982 - O Homem Proibido .... Joyce
* 1984 - Transas e Caretas .... Luciana
* 1985 - Roque Santeiro .... Tânia Magalhães Malta
* 1987 - Corpo Santo .... Bárbara Diniz
* 1988 - Vale Tudo .... Solange Duprat
* 1989 - Tieta... Eleonora
* 1990 - Meu Bem, Meu Mal .... Fernanda Castro

2 comentários:

Anônimo disse...

É Solange Duprat, não Simone!!!

Amanda Aouad disse...

Vai entender porque cometi esse erro, obrigada, anônimo, como gosta da atriz e personagem tem outro texto sobre ela aqui http://entrebreaks.blogspot.com/2010/10/volta-de-lidia-brondi.html Esse já estava com o Solange;