terça-feira, 28 de abril de 2009

Master Class - Aguinaldo Silva

Após quatro anos do concurso de novos roteiristas da Rede Record, que premiou Gisele Joras (que teve sua novela exibida entre 2007/2008), os ansiosos aspirantes a autores de novela se movimentaram diante do primeiro Master Class de Aguinaldo Silva. O autor lançou o desafio: Os candidatos teriam que refazer uma cena da novela Tieta dando uma solução diferente para Perpétua fingir que não tinha visto Tieta e Ricardo (seu filho seminarista) juntos na cama. Assim, foram enviadas 1.136 cenas. Em uma primeira peneira, ficaram 48 nomes. E ontem, finalmente saiu a lista da primeira turma que começa semana que vem a maratona de 3 semanas produzindo uma sinopse de uma novela junto ao autor de sucessos do horário nobre. Destaco a participação de Meg Santos, pois faz parte da lista de roteiros que participo. Sua presença me dá a sensação de: "é possível". Parabéns.

A lista dos felizardos:
RICARDO HAUTEQUEST
DANIEL TORRIERI BALDI
BRUNO PIRES
MAURÍCIO GYBOSKI DANI
PEDRO CARVALHAES VIEIRA
HENRIETTE DELFORGE
NANDO DAMÁZIO
LEINA BRASIL QUADROS
RICHARD C. HABER
BRUNO FRACCHIA
RODRIGO RIBEIRO
MEG SANTOS
EDUARDO NASSIFE
DANIEL BERLINSKY

Uma lista reserva foi feita, caso haja alguma desistência. Havendo um segundo Master Class, eles serão a nova turma. Dentre eles, destaco meu amigo Lucas Nobre, gaúcho retado, jornalista talentoso:

ESTEVÃO RIBEIRO
THATIANA CONTREIRAS
DAVI CARVALHO
EDUARDO STUMPF
BARBARA DUFFLES
GUSTAVO MORAIS
DHIO ADHELINO
FÁTIMA DINIZ
SIMONE MAGALHÃES
SIMONE MOUSSE
VÍRGILIO NETO
LUCAS NOBRE
LUÍS CARLOS SOBRINHO
ALEXANDRE PEREIRA

A cena original da novela:

11 comentários:

Nobre disse...

amanda, querida, muito obrigado pelo comentário do meu nome mesmo - como todo bom gaúcho - não ter muita ideia do que seja "retado"... hehehe! mas vindo de ti, minha parceira da lista de novelas - acredito que seja algo muito bom. abraços e beijos do nobrezito.

blog da juliana disse...

Retado é alguém que "bota pra lá" em tudo que faz, ou seja, sempre faz bem feito e é bem-sucedido.
Mas, olha, looooooonge de mim ser maledicente, mas há muitos nomes masculinos nesta lista, viu. hahahaha
Beijo, pessoas!

blog da juliana disse...

PS.: Lucas, acho que me enganei. Acabei de avistar o nome do Eduardo Nassife na 1ª lista. Acho que ele ainda faz parte da lista, mas não deve postar quase nunca. Nassife é especialista em Gilberto, Vale Tudo e Glória Pires.

Amanda Aouad disse...

Bom, Nobrezito, Ju já explicou, Retado é como dizia Timóteo alguém Porreta. hehehe. Ou seja, você é o cara. kkkkk;

Ju, sabe que eu pensei a mesma coisa, kkkkkkkk. Mas, as mulheres estão bem representadas. Se bem que se a gente olhar o quadro de grande autores atualmente, só Glória Perez, heim? Que tristeza.

Nobrezito disse...

heheeh. gracias pela parte que me toca, gurias. bjos

blog da juliana disse...

Pois é, Nobre, só tome cuidado para não participar, ao invés de um masterclass, de uma festa no apê! hahahaha

Meg Santos disse...

Quando enviei minha cena pro Master Class eu não tinha a mínima noção que seria classificada.
Li por tel o que escrevi para Rafael Maia, um amigo da faculdade. Ele dise: "Meg, vc tá dentro". Eu ri... Pensei: esse menino gosta de mim e faz tudo pra me incentivar.
Meu marido também leu e disse a mesma coisa. Eu apenas ria... Eu? No Master Class junto com Aguinaldo Silva? Nunca!!! Imaginei a quantiodade de pessoas que deveriam ter escrito suas cenas, a maioria com experiência, mas que nunca tiveram oportunidade. Nem no blog eu comentava. Apenas lia diariamente.
Paralelo ao temppo da inscrição eu tive um momento muito difícil na minha vida, que me doeu na alma e eu tive que tomar uma decisão. Era sobre meus filhos. Após decidir a tal situação eu me esvaziei. Fiquei sem norte, sem vontade de viver... Na verdade, pedi a ele inúmeras vezes que me levasse embora. Tem juma hora que vc cansa das guerras, de matar dois leões por dia. Tem horas que a bandeira que te guia no campo de batalha precisa se recolher.
Chorei tanto nesse dia que quase tive que ser levada pro hospital. Tive uma crise enorme e meu marido chorava junto comigo. No dia seguinte, ainda abalada por tudo aquilo, recebo a notícia da pre-seleção.
Crianças... Foi como um tapa de Deus na minha cara. Acorda mulher! Agora chegou a tua hora. Vc tem que se erguer, mais uma vez e lutar. Dessa vez a guerra é únioca e exlusivamente sua. É para sua realização e não para realização alheia, que quando vc vence, no dia seguinte é ignorada e desprezada.
Crianças... Eu recebi um sopro de vida. Não tem Mega Sena acumulada que seja superior ao que consegui. Não se trata de dinheiro, fama, estar perto do amadinho (Aguinaldo)... Nada disso! Foi a mão de Deus que olhou pra mim. É como se eu fosse tocada por ele. Entendem?
SE EU POSSO VCS PODEM! Eu me sinto aquela que fica sempre no fim da fila e na minha vez acabou. Sabe como é?
Olha, a minha cena ficou muito boa. Vcs nem sabem como é difícil pra mim falar assim. Sou crítica ao extremo e nada que faço considero bom. Nunca me elogio, nunca me acho bonita. Não tenho baixa estima, mas odeio egocentrismo, prepotência, dentre outros. Por me sentir assim sempre me policiei muito, em exagero. Acabou que tenho vergonha de ser elogiada, tenho vergonha de aparecer. Apesar que meu 1.78 já faz eu aparecer onde chego, mesmo q eu queira ficar escondida.
Então, da minha parte, apesar de reconhecer que minha cena estava boa, foi a mão de Deus.
A gratidão que sionto é algo que não posso expressar. Por mais que eu queira.
Aguinaldo não existe. Ele é humilde, fala mansa, carinhoso, incentivador, amigo, brincalhão, educado, risonho, inteligente... TERNO. A ternura dele é um sonho.
Que ser humano... Só Deus poderá retribuir tudo que ele está fazendo por todos nós.
Crianças... Assim como eu, tem pessoas lá dentro com histórias de muita luta.
Posso dizer que foi reunido um grupo que vibra na mesma sintonia. Existe um "q" diferente por lá... Uma luz, um amor... Não posso descrever.
Eu sinto dentro de mim por todos vcs que estão acompanhando esse sonho e não podem fazer parte dele.
Que Deus possa me fazer referência para que cada um de vcs tenha força de continuar lutando pelo seu sonho.
Eu sempre sou a última da fila. Eu consegui. Vcs podem conseguir.
Pra quem lestiver lendo esse depoimento, receba MEU AMOR. Que a força de Deus que me conduziu possa conduzir cada um de vcs. E quanbdo vcs conseguirem algo na vida, retribua pro universo um pouco daquilo que receberam. Sempre existe alguém que precisa de força, de uma oportunidade.
Fiquem todos com Deus. Hj é apenas o começo da mudança de uma história. Essa mudança vai atingir muita gente.
Fé!
Se tiver algum erro de digitação ou de portugues, desconsiderem pq não posso reler. Tenho trabalho pra fazer.
Deus abençõe vcs.

Amanda Aouad disse...

Emocionante, Meg... Como já disse no post, você é a certeza de que é possível. Não esqueça de mandar as anotações pra lista... E mais uma vez, parabéns.

Anônimo disse...

O único critério levado em conta na escolha dos selecionados para a Master Class, foi o mérito. Esse foi o grande diferencial de tudo quanto foi feito até ao momento na área de roteiro (e não só). Quem faz parte do curso tem duas certezas:
1- A seleção foi justa.
2- Tem mérito pessoal.

Parabenizo o bom trabalho do administrador deste Blog que é esplêndido.
ps- a Meg Santos é uma das mais gratas surpresas desta Master Class.
Com sincera estima,

Fco. Patricio (moderador do Bloglog Silva)

Amanda Aouad disse...

Patricio, obrigada pela parte que me toca e pela visita. Não tenho dúvidas da idoneidade do Master Class.
Sempre visito o blogão, mas me perco diante dos mais de mil comentários, hehe.

Meg Santos disse...

Amanda, mais uma vez obrigada.
Como já disse antes, não estamos aprendendo nada teórico, porém, na construção da sinopse, o Aguinaldo nos passa ensinamentos preciosos. São frases únicas e que fazem toda a diferença. O poder que ele tem de somatizar em pouco tempo todos os personagens, núcleos e a função de cada um deles é IMPRESSIONANTE. A gente fala um única vez e pronto. E olha que somos 15. São 15criando e ele, desde o começo, dominou tudo com a sua memória abençoada.
É UM GÊNIO!!!
Pode deixar que vou transmetir pra vcs todo ensinamento dele.
Somos três pessoas do GRTV no Master Class.
Quanto ao nosso amigo Patricio ele é um amor de pessoa. Agradeço seu elogio e peço desculpas por não ter feito referência a ele no meu comentário anterior, mas eu me estendi muito e estava emocionada.
Patricio só tenho a te agradecer pela força, o carinho, apoio e tudo mais que está fazendo por nós. Assim como disse pro Aguinaldo, só Deus poderá retribuir pra vcs tudo que estamos recebendo.
Obrigada a todos.