terça-feira, 1 de setembro de 2009

Qual o melhor final para um vilão?

Ivone_Leticia SabatelaA novela Caminho das Índias está chegando ao fim e uma das resoluções esperadas pelo público é o final da vilã Ivone. No capítulo de ontem, Silvia descobriu o DVD no quarto da psicopata, uma resolução forçada no meu ponto de vista, afinal, alguém tão frio e inteligente como Ivone, deixar a prova do crime dentro do aparelho de DVD ligado, sabendo que a amiga está chegando, não faz sentido algum. Por que ela estaria assistindo aquilo naquele momento?

A expectativa, no entanto, é que ela sofra as consequências dos seus atos. Antes para um vilão só havia três finais possível: morrer, ser preso ou ficar louco. Por vezes, duas ou mesmo as três coisas aconteciam. Desde Vale Tudo, criou-se uma mania de vilão saindo ileso, uma forma de mostrar a impunidade no país. Marco Aurélio dando uma banana para o Brasil e Bia Falcão em Paris com seu amante jovem, são os mais marcantes.

Marco Aurélio da banana ao Brasil_Reginaldo FariaFinais surpreendentes são raros, gosto das soluções de Ivani Ribeiro, que tinha uma tendência a recuperar seus vilões. O mais emblemático desses foi Alexandre da novela A Viagem. Com uma temática espírita, o obsessor foi doutrinado, compreendendo que a vida é muito mais do que ferro e fogo. Ele aceitou o seu destino e reencarnou em busca de uma nova jornada. Outras novelas, não declaradamente espíritas também tinham resolução parecida.

Em O Sexo dos Anjos, Ruth, a irmã de Isabela, muda de comportamento ao ler o testamento de seu pai e perceber que ele não era o herói que esta pensava. Tanto que cabe a ela desmascarar a outra vilã da novela, sua tia Vera. A mulher é presa, mas seu maior castigo é o desprezo do filho João Paulo por quem ela tinha um amor doentio.

Em A Gata Comeu, Gláucia termina mal, mas sua mãe Ester também sofre um processo de regeneração. Assim como a mãe de Ruth e Raquel, em Mulheres de Areia que se arrepende de ter ajudado a filha má no final das contas. Essa visão não maniqueísta de Ivani Ribeiro sempre me agradou mais.

Outra novela que teve uma regeneração marcante da vilã foi Guerra dos Sexos. Ao se apaixonar por Felipe, Carolina se arrepende de tudo que fez, sofre diversas humilhações e termina recompensada com o amor do empresário milionário que ela tanto queria. Teve telespectador revoltado com esse final, mas o sofrimento passado pela megera nos últimos capítulos comoveu muita gente.



Agora resta aguardar para ver se Glória Perez consegue fazer um final coerente e surpreendente para sua maior vilã. Diante de alguns truques que ela está usando nesses últimos capítulos, temo muito que consiga, mas estou torcendo.

2 comentários:

Nobrezito disse...

Saiu no EXTRA alguns finais que a equipe de reportagem teve acesso. Mas sabe como é, né: EXTRA e mais especulações pré-final de um verdadeiro fenômeno né Amanda?

Na matéria, diz que Ivone usa a mãe para convencer o carcereiro a fugir da cadeia. Ela se dá bem e se prepara para mais uma vítima. Coisas da vida... Isto é, não teremos na ficção neste caso aquela válvula de escape de que pelo menos nesta área, os que praticam o mal são punidos.

Aliás, viste a matéria da CNN sobre Caminho das Índias? http://www.youtube.com/watch?v=XNGLozTyXE8

Abs

Nobrezito

Amanda Aouad disse...

Vi a matéria da CNN, Nobre, muito boa. Quanto ao final de Ivone já li vários diferentes, hehe, vamos aguardar.
bjs